Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um milhão e meio de brasileiros tomaram a vacina anti Covid e não voltaram para a segunda dose. O fenômeno preocupa as autoridades sanitárias porque pode comprometer os esforços para a erradicação da pandemia. Isso sem falar que o meio imunizado pode ter a sensação de protegido e negligenciar nos cuidados como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento pessoal. Se isso ocorrer, estarão sujeitos a contrair e transmitir o coronavirus e ainda proporcionar interações que tornam o microorganismo mais agressivo e letal.

O Ministério da Saúde, que tabulou o número de negligentes com a segunda dose orienta Estados e municípios ao chamamento desse público para completar a imunização e adverte que, mesmo cumprida essa obrigação, é de vital importância continuar com os cuidados sanitários até alcançarmos o número de imunizados capaz de inviabilizar a circulação do vírus pela falta de hospedeiros no seu raio de ação.

No município de São Paulo, onde os faltosos à segunda dose é de 270 mil, os órgão encarregados da vacinação empenham-se na chamada desse público através dos meios de comunicação, pelo telefone e até em busca ativa, procurando-os em suas casas. Observa-se que, até pela faixa etária vacinada preferencialmente, os ausentes são idosos que se esqueceram da data de retorno, eventualmente moram sozinhos ou até se encontram ou estiveram acamados. A orientação é para, mesmo atrasados, comparecerem aos respectivos postos de vacinação e se regularizem. Só pode se considerado imunizado quem recebeu a segunda dose há pelo menos duas semanas.

Os  médicos e outros especialistas envolvidos no combate à pandemia advertem que o melhor é fazer tudo para não contrair a Covid-19. Isso porque a hospitalização e permanência na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por longos períodos deixa sequelas que exigem tratamento, especialmente fisioterapia, depois da alta hospitalar. Pior é que muitos salvos da Covid acabam perecendo depois dela, em função das seqüelas adquiridas durante o seu combate.

As vacinas até agora aplicadas em nosso país são de duas doses. A Coronavac, produzida pelo Instituto Adolfo Lutz, deve ter sua segunda dose aplicada entre 14 e 28 dias, e a Oxford AstraZeneca, da Fiocruz, prevê intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose. Por serem drogas novas, produzidas dentro da emergência da pandemia, ainda existem muitas interrogações sobre os seus efeitos, manejo e solução. Discute-se agora a conveniência da aplicação da terceira dose em imunizados com a Coronavac, mas ainda não há decisão a respeito.

A Nação está apreensiva com as notícias da possível terceira onda. O governo de São Paulo adota medidas de flexibilização – como o aumento do horário e da taxa de ocupação dos prédios comerciais – mas prefeitos vêm gestando medidas mais restritivas e até lockdowns ao verem aumentar a ocupação de vagas nos hospitais. Enquanto as autoridades batem cabeça, uma coisa é certa: a população, no seu próprio interesse, deve manter os cuidados sanitários para evitar contrair a Covid. Essa é a grande opção enquanto os políticos, desafortunadamente, divergem (e até procuram tirar proveito eleitoreiro) sobre tratamento, vacina e outros quetais da grande epidemia.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.