Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Merecem a mais acurada reflexão as declarações do ex-juiz Sérgio Moro, especialmente quando diz que o STF (Supremo Tribunal Federal) perdeu força e legitimidade a ponto de hoje ser alvo da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) articulada pelo Centrão, que prevê a derrubada de decisões não unânimes daquela Corte e, também, rever quando o Legislativo entender  que as sentenças extrapolaram o limite constitucional do Poder Judiciário. O tema é explosivo, pois representará, na prática, a revogação, pelo Congresso Nacional, de decisões da mais alta corte de Justiça do país. Mas as articulações vão além; senadores e deputados também estudam a fixação de mandato para os ministros, hoje vitalício e exercido até os 75 anos de idade.

O STF vive um período controverso e inédito em sua história bicentenária. A instituição foi  criada em 1808, quando o governo de Portugal foi transferido para o Rio de Janeiro, e teve o nome inicial de Casa de Suplicação, Hoje, no lugar da tradicional e desejada âncora da imutabilidade da Constituição - que só deve ser alterada pelo poder constituinte – vemos o tribunal colocado sob dúvidas decorrentes do denunciado ativismo de seus integrantes. Em vez de apenas modular as questões da sociedade, a corte é acusada de invadir as atribuições do Legislativo e do Executivo e a mudar interpretações constitucionais ao sabor do movimento e do embate político.

Lula, por exemplo, condenado em três instâncias e encarcerado, foi liberto pela penada monocrática do ministro Edson Fachin – que argumentou serem os crimes do ex-presidente da alçada da Justiça Eleitoral e não da 13º Vara de Curitiba, onde os processos correram e Moro era o juiz, e os demais ministros do Supremo  não se manifestaram. Já no caso do deputado Daniel Silveira (PTB/RJ), que xingou ministros e o próprio STF, além da mão pesada do ministro Alexandre Moraes, que assumiu toda a bronca, prendeu e condenou o parlamentar, o pleno (reunião de todos os ministros) manteve a condenação. E ministros chegaram até a considerar a possibilidade de anular o perdão dado ao réu pelo presidente Jair Bolso naro sob a visão de que o castigo foi desproporcional. A grande pergunta é o que faria o pleno se tivesse analisado a questão de Lula, já que pelo menos dois ministros – Luiz Fux e Gilmar Mendes – reconhecem o cometimento dos crimes pelos quais o ex—governante foi condenado. 

Legalista e perseguido pelo STF, que aceitou a tese de sua suspeição, Moro evita polemizar e sustenta que as condenações de Lula foram legitimas e de acordo com o entendimento constitucional da época. Diz tê-lo julgado conforme as provas dos autos e que, para o julgamento, ninguém – ele, juiz, os desembargadores e o os procuradores da Lava Jato – não cometeram crimes ao apurar e julgar, ao mesmo tempo em que os crimes do ex-presidente são reconhecidos por pelo menos dois ministros.

Embora o Congresso Nacional tenha sido colocado em recesso por 18 vezes ao longo da história, e alguns governos encerrados antes do tempo previsto, o Supremo Tribunal Federal nunca foi fechado. Teve ministros aposentados compulsoriamente e poderes reduzidos depois do Ato Institutcional nª 5 (AI-5), decretado em 1968,  mas nunca parou. Seus atuais ministros, na medida em que se envolvem em polêmicas e adotam atitudes extremadas ou invasivas dos outros poderes da República, acabam vistos como ativistas políticos, o que não é bom para quem tem a nobre missão de guardião da Constituição e mediador das contendas da sociedade.

Quando Legislativo, Executivo e Judiciário se confrontam, em vez de atuarem harmônicos e independentes, como determina a Constituição, o mal-estar da sociedade é inevitável. O Judiciário foi trazido para a lida política pelos parlamentares e dirigentes partidários de baixo clero que, não conseguindo seus objetivos nas casas legislativas ou junto ao governo, provocam os tribunais para invalidar leis ou atos administrativos. Isso levou o STF as extrapolar ao determinar que o Senado (que cedeu obedientemente) instalasse a CPI da Covid-19, que terminou em fiasco, e quando impediu o presidente da República de exercer o seu direito constitucional de nomear o servidor que escolheu para o posto de diretor da Polícia Fede ral. Isso não é  tarefa para ministros de tribunal superior, que deveriam limitar-se à sua importante missão de dirimir dúvidas relativas à constitucionalidade das leis e atos, mas nunca opinar quanto ao mérito...   

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.