Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 14/02/2022  11h18

A grande farsa

Como todos nós muito bem sabemos, quando o assunto é a tal da educação, ela acaba sendo, invariavelmente, a última a ser lembrada e a primeira a ser esquecida.

Admita-se ou não, a preocupação número um dos governantes, e burocratas politicamente indicados, não é com o aprendizado e com a formação que as tenras gerações estão recebendo, mas sim, com os índices [maquiados] de aprovação que poderão ser apresentados publicamente ao término do ano letivo.

Reconheça-se ou não, o anseio primeiro de muitíssimos pais e responsáveis, quando o assunto é seu rebento devidamente matriculado, não é se ele está realmente dedicando-se de forma zelosa para cumprir com suas obrigações estudantis, mas sim, se ele será aprovado ao final do ano, tenha ele feito isso por merecer ou não.

E ai daqueles que ousarem lembrar que não existe educação sem correção. Infeliz de quem quiser insistir em lembrar a todos que não há ensino onde não existe a possibilidade de reprovação. O pobre coitado acabará sendo rotulado como um indivíduo retrógrado e sem coração.

Ora, como pode haver aprendizado onde o erro não pode ser corrigido? Que tipo de crescimento será erigido onde a desídia não pode ser repreendida? Que caráter poderá ser bem formado onde a disciplina e a retidão não encontram parâmetros sólidos para o seu devido cultivo? Perguntas e mais perguntas que as autoridades não querem ouvir e tem raiva de qualquer um que ouse levantá-las e respondê-las.

Enfim, por essas e outras que, como havíamos dito, quando o assunto é a tal da educação, ela acaba sendo, invariavelmente, a última a ser edificada e a primeira a ser mutilada e desconstruída.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela - professor e cronista (dartagnanzanela@gmail.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.