Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma das polêmicas que tomam conta do país – e até do exterior – é sobre o uso da internet e das redes sociais para fins eleitorais. Desde que a rede chegou aos telefones celulares – e foi parar nas mãos da maioria da população, cresceu o peso do material publicado em suas páginas e, também, das mensagens trocadas nos diferentes aplicativos. Os políticos que não estavam preparados para a inovação perderam terreno (e muitas vezes até o poder) e outros, mais atualizados ou bem assessorados, ganharam. É o caso do presidente Jair Bolsonaro que, sem um partido forte e com baixo gasto eleitoral – tanto que pretendeu (mas foi impedido) doar os recursos ex cedentes da campanha ao hospital que o atendeu depois da facada em Juiz de Fora (MG). Em vez de criar normas para a utilização das redes, a exemplo do que existe para os veículos tradicionais de comunicação, as autoridades escolheram o caminho mais curto da proibição e – o pior – da penalização de fatos já ocorridos. Dessa forma, penosas e pouco produtivas apurações são realizadas sem qualquer sentido prático e ensejando comportamentos extremados, como a retirada do “ar” de plataformas e aplicativos.

O Brasil e o mundo precisam compreender que a evolução tecnológica é irreversível e os aplicativos e redes sociais vieram para ficar.  Só deixarão de existir no dia em que houver algo mais eficiente para substituí-los. Os veículos de comunicação – jornais, rádios, TVs e assemelhados – já aceitaram isso e, no lugar de confrontar a internet e seus recursos, passaram a veicular seu conteúdo também por esse meio e, pelo que se denota, é um processo que vai muito bem. O jornal e a revista não precisam mais chegar “em papel” para todos os seus leitores, as rádios e televisões deixaram de ser limitadas à área de alcance dos seus próprios transmissores e repetidores e, de quebra, ainda podem, com os múltiplos canais de internet, segmentar suas programações e atender a públicos específicos, como ocorre mais frequentemente na área dos esportes.

Em, vez de ficar correndo atrás dos que tenham utilizado abusivamente a internet em campanhas anteriores, as autoridades, os políticos e especialmente a Justiça Eleitoral, deveriam se preocupar em criar normas gerais para que todos os interessados utilizem o meio em igualdade de condições. Usar para a internet restrições parecidas com as impostas à imprensa tradicional e só a partir de então passar a apurar excessos que venham a ser cometidos em desacordo com a legislação. Tentar ver “crime” em ações não previstas em leis, é o mesmo que enxugar gelo. Para normatizar, o Executivo e o Congresso Nacional têm de atuar de forma firme e decisiva o que &eac ute; impossível, num ano eleitoral, como o que vivemos. Todos estão preocupados prioritariamente com as eleições e principalmente com a própria reeleição e não têm tempo para tratar de norma de uso de internet em campanha.

O momento atual nada mais é do que parte da bestial polarização política que o país viveu nas últimas décadas, que levou os políticos a atuarem de forma sofismatica e, de cara lavada, tentar fazer o povo acreditrar em coisas que todos sabem não serem verdadeiras. Assim como foi o rádio, surgido no Brasil nos anos 20 e a TV, dos anos 50 do século passado, a internet massificada é o fenômeno do século 21. Seu uso indiscriminado traz problemas mas nem por isso deve justificar sua proibição ou o veto da participação de segmentos da sociedade. É preciso normatizar, criando procedimentos que disponibilizem o serviço e seus benefícios a todo s os que dele necessitam. O setor há de ser compreendido como de utilidade pública na medida em que pode orientar a população em coisas e serviços de seu interesse ou necessidade. Perseguir e cassar quem usou o serviço de forma competente e disso tirou vantagem, é puro obscurantismo e seus cometedores, com certeza, terão o mais severo julgamento da história...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.