Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Não resta a menor dúvida de que, com o avanço do extremismo político de direita ou de esquerda em alguns países, a percepção distorcida de que a liberdade de expressão chancela a livre possibilidade de falar e dar opiniões contra minorias faz parte de uma “pseudodemocracia”. Com efeito ,num Estado democrático de Direito, a liberdade de expressão é algo sagrado que todos nós devemos preservar, pois é a “alma do livre pensamento”. Contudo, o que podemos inferir com o avanço das ideologias extremistas é o uso dessa percepção distorcida, desse valor democrático, para instrumentalizar um discurso de ódio, quer nas redes sociais, quer nas relações interpessoais.

É bem verdade que, quando alguns líderes pelo mundo relativizam as afrontas e o respeito a cor/etnia, gênero, crença, identidade, orientação sexual, ou questões de cunho racista, velados ou não, ou então  questionam momentos trágicos da história da humanidade como o holocausto, promovem o que podemos chamar defragmentação da construção de proteção da malha social das minorias, corroendo dessa forma os princípios dos Direitos Humanos e da dignidade da pessoa humana,abrangendo uma gama de grupos que acabam sendo alvos do discurso de ódio. Há que se lembrar que a alma do livre pensamento vai até o limite em que não afete os princípios que possam expor a vulnerabilidade das minorias ou da diversidade social. Atualmente existe um grande debate acerca dessa linha tênue entre liberdade de expressão e discurso de ódio.

No Brasil o espelhamento e sua perversa permeabilidade diante das atuais formas de racismo, velado ou não, nos remetem a uma reflexão dos níveis de violência contra a população negra e outras minorias, assim como se deu com a tragédia envolvendo o congolês Moise Kabagambe, espancado até a morte em uma barraca de praia no Rio de Janeiro.

Para especialistas e estudiosos que se dedicam a investigar o discurso de ódio no Brasil, a falta de leis claras contra práticas como a apologia ao nazismo e outras intolerâncias é o principal obstáculo para a apuração desses crimes. E mais, as células de grupos neonazistas aumentaram e se expandiram para as 5 regiões no Brasil nos últimos 3 anos, e hoje existem pelo menos 530 núcleos extremistas num universo que pode chegar a 10.000 pessoas, o que representa um crescimento de 270% de janeiro de 2019 a maio de 2021.

Portanto, como brasileiro, judeu e patriota, fico indignado com esses números, pois é exatamente no desapercebido desprezo pelas minorias que a violência, o racismo e a intolerância, mesmo que velados, tomam contorno, fazendo com que as novas gerações despontem para uma triste e perigosa convivência social, repetindo,assim, os erros do passado.

Fernando Rizzolo é advogado, jornalista, mestre em Direitos Fundamentais - rizzolot@gmail.com.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.