Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A pandemia da Covid-19 que muitos pensavam ser solucionada até o fim do ano passado – tanto que a calamidade pública foi decretada para até 31 de dezembro - continua e estará entre nós pelo menos por mais alguns meses. A aplicação da vacina é a grande esperança e, pelo que diz o ministro da Saúde, toda a população deverá estar vacinada até o final do ano, e os grupos vulneráveis, até junho. Com o atual alto nível de infecção e mortes em todo o país, é preciso que as autoridades adotem medidas paralelas para minimizar o sofrimento da população, especialmente os de baixa renda e informais que, impedidos de trabalhar, passam fome e, por desespero, podem até cair na criminalidade. É por causa disso que já encontramos cidades de 14 estados destinando auxílios municipais a seus habitantes. O governo federal, que no ano passado cuidou desse socorro e encontrou muito mais brasileiros abaixo da linha de pobreza do que se imaginava existir, não pode demorar para reeditar a ajuda.

Agora, que conseguiu ter aliados nas presidências da Câmara dos Deptutados e no Senado Federal, o governo federal deve se apressar para eliminar as pendências e restabelecer o socorro terminado em 31 de dezembro. Cada dia que passa é mais fervura no caldeirão dos desvalidos, que pode explodir e gerar custos ainda maiores do que a ajuda. Os aposentados, pensionistas da Previdência Social esperam ansiosos pela antecipação do 13º salário de 2021 que, pelas previsões iniciais seria liberada junto aos salários de fevereiro e março, mas ainda não há notícia concreta sobre as datas.

Também tramita pela Câmara dos Deputados, o projeto já aprovado no Senado – que o ex-presidente Rodrigo Maia manteve engavetado por seis meses – suspendendo por quatro meses o desconto das prestações dos empréstimos consignados. A justificativa é que com essa folga, os aposentados, pensionistas e outros tomadores de consignados teriam melhores condições de atravessar o tempo de baixa na economia ocasionado pela pandemia e a transferência das prestações para o fim do contrato seria a contribuição dos bancos credores para o enfrentamento da crise. Além de socorrer os tomadores dos empréstimos, o dinheiro ainda – juntamente com o auxilio emergencial e o 13º salário antecipado poderá servir para aquecer o mercado e evitar o fechamento dos pequenos negócios e o desemprego.

Temos de reconhecer que nos encontramos num momento muito parecido com o pico da primeira fase da Covid-19 – ocorrido em abril e maio do ano passado – e que, por isso, além do socorro aos adoecidos e da corrida rumo à vacina, precisamos de medidas para aliviar o problema vivido hoje pela população. Nada compensará o sofrimento, principalmente a fome, e o fechamento de negócios. É preciso agir já, para evitar a tarefa de reconstrução depois de terminada a pandemia. O povo precisa contar com a sensibilidade e a solidariedade do presidente da República, governadores, prefeitos, deputados, senadores e até vereadores. Todos eles têm a obrigação de atuar para resolver os problemas decorrentes da crise. É, também, para isso que foram eleitos...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.