Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Esse grande alarde em relação à pandemia não é gratuito, um alarmante crescimento mundial em pouco tempo causa uma impactante mudança em vários aspectos da vida das pessoas. Mas existe algo de bom em tudo isso? Sim, a verdade é que essa pandemia, além de nos mostrar um mundo sob outra visão, tem revelado particularmente duas categorias de heróis: uma pela presença e outra pela ausência. Vou me limitar a dois casos, pois há muito tempo esses heróis andavam esquecidos e inaudíveis quanto os seus “ais”. São eles: os profissionais da saúde e os profissionais da educação. 

No primeiro caso, a presença no ambiente de trabalho com o intuito de salvar vidas arriscando a própria, tem sido um grande motivo de comoção mundial. Estão recebendo aplausos merecidos por esse ato – aproveito este momento para parabenizá-los. No segundo caso, os professores, pela sua ausência, pois, como estão diariamente na linha de frente da educação das nossas crianças e jovens (sendo que esse trabalho tem sido degustado, momentaneamente pelos pais), a família está criando uma maior conscientização em relação à importância desse profissional, cada dificuldade enfrentada por ele e o grande valor agregado para realizar esse trabalho. Também não deixo de parabenizá-los por exercerem as suas missões.

Esse novo cenário começa a derrubar, lentamente, velhos “heróis” que, muitas vezes fabricados e confeccionados, vinham ocupando espaço e criando uma distorção do que realmente importa para gerarmos uma sociedade plena e de convívio harmonioso, principalmente no que se refere às crianças e jovens. Toda mudança é desconfortável e, muitas vezes, experimentamos sensações nunca antes vividas. Estamos aprendendo pela dor – e que essa sirva para mudarmos nossa mentalidade, nossas referências de quem são os nossos verdadeiros heróis. Espero, profundamente, espero por esse amor.

Fabio Carneiro é professor de Física no Curso Positivo, em Curitiba (PR).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.