Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lembro do caderno Anexo do jornal A Notícia, grata lembrança. Hoje em dia não existe mais o Anexo, nem o jornal do qual era um suplemento. O Anexo privilegiava a cultura, a arte e a literatura. Cobriam a literatura da região, com matéria sobre poesia joinvillense. Falavam do que nós, poetas, faziam pela cidade, publicavam nossos poemas. Era bom saber que a poesia produzida na Cidade das Flores, da Dança e do Rio Cachoeira, apesar do regionalismo que havia. Mas pelo menos a região sabia de nosso trabalho e nossa produção.

Fiz parte disso, pois sou do Grupo Literário A ILHA e trabalhamos, em Joinville, nas décadas de 80 e 90, para divulgar e popularizar a poesia, levando-a à praça, às escolas, às festas, até a bares, bancos e lojas.

Quem lembra da Feira de Arte e Artesanato? Pois por quase vinte anos levamos o Varal da Poesia e o Recital de Poemas à praça, assim como levávamos também à Festa das Flores, ao Festival de Dança e a outras feiras de arte em São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, regularmente e a outras cidades eventualmente.

Lá pelos anos 80 não se encontrava nem a poesia dos poetas consagrados, como Drummond ou Pessoa, nas livrarias. A gente tinha que encomendar. Conseguimos fazer com que a poesia fosse mais conhecida, colocando a poesia no meio da rua para que as pessoas esbarrassem com ela e soubessem da sua existência. E as livrarias, assim, passaram a vender até os nossos livros, além dos poetas consagrados.

Não tínhamos editoras, não tínhamos os editais de incentivo à cultura que publicam livros de escritores da cidade, que hoje existem. Esse espaço que se abriu para quem escreve, em Joinville, foi muito importante para escoar a produção de quem tem talento. Eu já fui jurado do Edital e sei que muita coisa boa aparece.

A regionalidade – que não é privilégio de Joinville, em Florianópolis e outras cidades do Estado também está presente - do que se publica é um problema, mas o fato de a própria cidade reconhecer os seus escritores já é alguma coisa. No tempo em que estávamos lá, batalhando pela literatura, tínhamos que arcar com tudo, não havia nada em termos de incentivo, até a Fundação Cultural mandava os escritores que a procuravam falar conosco.

Conseguimos ultrapassar os limites da cidade publicando em jornais e revistas fora do Estado e até fora do país. Nos anos 80 tive um livro de contos publicado por uma editora carioca e nos anos noventa tive dois livros de poemas publicados nos Estados Unidos - um em português e outro traduzido para o inglês, e em Cuba, vertido para o espanhol. Ganhei alguns concursos de poesia que também favoreceram o reconhecimento e algumas editoras aqui do Estado, como Lunardelli, Cepec, Dialogar, IWA (Estados Unidos) e depois a Hemisfério Sul, também me publicaram. Publiquei também “A Cor do Sol” em edição trilingue (português, espanhol e inglês), para possibilitar a penetração da minha poesia em outros países.

Mas nada é fácil, o caminho foi longo e árduo. Infelizmente, a poesia ainda é um gênero meio maldito, há muita produção, mas vende muito pouco. Ainda se compra muito mais romance. Mas tenho esgotado edições dos meus livros de poemas, graças a Deus.

Era muito bom ver jornalistas falando de poesia, abrindo espaço para a poesia, publicando poesia. Era sinal que ainda poderia haver espaço para a poesia no jornalismo, com toda essa mudança que vem acontecendo na indústria da informação. Hoje os espaços sumiram, muito pouco se fala sobre poesia ou se publica poesia. O jornal Notícias do Dia, de Floripa, quando tinha o suplemento cultural Plura, ainda publicava. Mas agora o Plural não existe mais, reduziu-se a uma página, mas ainda publica, esporadicamente, matérias sobre cultura e literatura. Nem tudo está perdido.

Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 42 anos de literatura neste ano de 2022. Amorim é detentor da cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br – http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.