Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em artigo intitulado “Medo e Coragem”, publicado na Folha, Osmar Terra volta a defender sua tese que é a mesma de Jair Bolsonaro. E diz que admira “a coragem do presidente de se posicionar contra uma correnteza de pânico, se recusando a pegar carona no medo”.

“Compartilho da mesma posição do presidente Jair Bolsonaro de que é possível superar a epidemia e reduzir as perdas humanas sem radicalizar com isolamentos que vão quebrar o país e jogar milhões de brasileiros na miséria.” – Fonte: O Antagonista.

O sarcasmo do deputado Osmar Terra não tem comparação diante do flagelo do coronavírus. Veja só a maledicência e despautério  de um parlamentar que vive interrompendo mandato e mamando nas tetas da nação: “Ficar em casa de quarentena curtindo Netflix é privilégio de poucos”.
Os frutos da política são deveras compensadores para que um médico permaneça na vida pública por todo este tempo. 

Observa-se que Osmar Terra e Jair Bolsonaro comungam da mesma opinião  ao  situar os interesses da economia acima da relevância da vida humana.

O  brasileiro precisa de trabalho sem dúvida para ganhar o pão de cada dia, como também os empresários  para alavancar o desenvolvimento do país. Mas a situação atua é de grave aflição no país e no mundo,  senão, por exemplo, Nova Iorque não estaria praticamente fechada e parada e o governo americano não teria injetado na economia  dois trilhões de dólares para combater o coronavírus.

Ora, um país como o Brasil de grande dimensão territorial, de rede pública hospitalar sucateada e de governo que relativiza a epidemia como sendo uma gripezinha qualquer, já imaginou a ausência de quarentena/isolamento social  contra a Covid-19? Seria uma grande tragédia.

O caso de Espanha e Coreia do Sul, exemplos opostos de controle epidemiológico do coronavírus,  serve de alerta ao Brasil. O país asiático conseguiu uma drástica redução do número de casos sem a necessidade de fechar grandes cidades, porque a população colaborou e o governo não desdenhou da epidemia. As medidas adotadas por ambos os países para fazer frente ao coronavírus, entretanto, foram diferentes.

É evidente que o indivíduo tem de trabalhar para prover o seu sustento, como também devem funcionar as empresas. Mas a liberação das atividades, neste momento, com aglomeração de pessoas, é uma irresponsabilidade. É como assinar o passaporte para a morte em massa, sem dúvida.      

Assim, é preferível pecar por excesso para não ser surpreendido pela disseminação incontrolável da doença - recomendando quarentena/isolamento,  zelando pela  vida das pessoas,  dos médicos,  dos enfermeiros e sem sobrecarregar a rede pública de  saúde - a se preocupar apenas com a saúde da economia, quando esta é perfeitamente passível de recuperação.

Júlio César Cardoso - Servidor  federal aposentado - Balneário Camboriú-SC  -  juliocmcardoso@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.