Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Está na mídia: Centrão quer mais espaço no governo Bolsonaro e já mira o MEC e Petrobras. Os lobos vorazes continuam dando as cartas na República. Não tem jeito de perspectivas de mudança. O tecido podre de nossa política é o mesmo. E aquele que enganou o país ao afirmar que iria combater a corrupção naufragou ao procurar o Centrão como refúgio de governabilidade. 

Os partidos políticos deveriam limitar a sua área de atuação apenas no Parlamento para que os seus políticos desempenhassem cabalmente as obrigações de mandatos. Por sua vez, o apoio de partido a qualquer candidato ao Executivo ou a sua adesão a medidas governamentais não pode ficar condicionado ao recebimento de cargos. Esse modus operandi de troca de favores — o consagrado e vergonhoso fisiologismo do toma lá, dá cá — tem contribuído muito para denegrir a imagem política perante a sociedade.

Há muito tempo temos um Congresso transformado em refúgio de elementos espertalhões, incapazes de ganhar a vida na iniciativa privada — com raras exceções —, que buscam a política para defender os mais diferentes interesses. 

Trata-se de Congresso de políticos gazeteiros, fisiologistas e indecorosos, que só procuram o eleitor em época de eleição. Congresso que protege políticos corruptos, não fiscaliza o Executivo, não defende a sociedade e deixa de cumprir as suas obrigações constitucionais. Congresso, enfim, mais preocupado com a eleição e reeleição de seus políticos “profissionais”. 

Pagamos o ônus de viver num país destruído por maus políticos. País de políticos e governos que não priorizam recursos destinados às áreas de educação, saúde, segurança, habitação, saneamento básico de cidades onde o esgoto ainda corre a céu aberto, com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas e endividadas, enquanto políticos pilham, esbulham, roubam, saqueiam o Erário, escondendo o dinheiro dos contribuintes em malas, meias, cuecas, em pastas, envelopes e tudo adredemente planejado de forma descarada. 

A renovação do Congresso não tem alterado o perfil da corrupção política nacional. As velhas práticas políticas continuam sendo operadas.  

Muitos políticos e outros incautos por razões diversas defendem a obrigação do voto. Mas o voto não deveria ser obrigatório em nossa democracia. Mesmo porque está provado que o voto obrigatório não seleciona o bom político nem o governante.  

Se no Brasil fosse implantado o voto facultativo, o voto de disposição voluntária de vontade, certamente o perfil de candidatos eleitos seria melhor e muitos muquiranas não seriam eleitos e reeleitos.  

Mesmo que você, eleitor, decida não votar ou anular o seu voto, como contribuinte você continua tendo direito de contestar a atuação negativa de qualquer parlamentar ou governante.  

O fato é que o mau comportamento da classe política, no campo ético e moral, bem como o descumprimento de promessas de campanha tem contribuído para o desinteresse dos jovens por eleição e vida política.

Júlio César Cardoso - Servidor federal aposentado - Balneário Camboriú-SC - juliocmcardoso@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.