Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Criadas sob inspiração liberal, com a finailidade de ensejar o desenvolvimento, as universidades vieram para reunir e qualificar os profissionais que o mercado necessita. Têm a dupla função de preparar a mão-de-obra que os empreendimentos exigem e, na outra ponta, oportunizar aos cidadãos e cidadãs as condições  para preencherem as vagas laborativas tanto no setor público quanto no privado. Ao sair das escolas, os novos profissionais  concorrem e  preenchem as vagas dos concursos públicos e nos postos oferecidos pelas empresas dos diferentes ramos.

Existem no país 2.537 instituições, entre universidades, centros universitários, faculdades, institutos federais e centros de educação tecnológica, Nelas estudam 6,5 milhões de alunos, dos quais 175 mil em pós-graduação. Formam-se anualmente 900 mil alunos (686 mil no ensino superior e os restantes no médio e tecnológico). Mesmo assim, os cursos disponíveis não têm conseguido ajustar a oferta à demanda do mercado , registrando-se sobra de formados em algumas áreas e falta em outras. A formação demora de três a seis anos de estudos, dependendo do ramo e sua complexidade. Há, ainda, ocupações que exigem pós-graduação e especializações, podendo o apronto do profissional ultrapassar uma década. O ensino é caro, tanto para os alunos das escolas privadas que pagam altas anuidades quanto para a União e os Estados que mantêm as escolas públicas. O sistema é imprescindivel tanto para as atividades governamentais e econômicas quanto à população que carece de emprego e renda e, por conta da disputa e da escalada tecnológica, tem de se preparar melhor a cada dia que passa.

Além da tarefa formadora da mão-de-obra nacional, a universidade e os centros tecnológicos também prestam serviços de ponta até que estes tenham executores privados em condições de assumir a demanda. É uma importante atividade dentro de um país em frequente desenvolvimento e da chegada das novas tecnologias. Porém, com toda essa importante e inadiável missão educacional, social e econômica, o meio sofre o indevido aparelhamento político-ideológico. A esquerda infiltrou-se na universidade e em muitos casos atrapalha sua função quando, profissionais cooptados, em vez ou ao lado de formar o aluno nas áreas para as quais os cursos foram criados, insistem em transformá-los em militantes políticos. Não raramente, a formação de militantes é tratada com o mesmo ou até maior empenho que a curricular.

Ao ser criado, todo curso tem seu programa e objetiva a formação profissional. Até o ensino de ciência política é organizado de maneira a informar genericamente o aluno para que, com o conhecimento adquirido, exerça suas atividades profissionais e, se esse for seu desejo,, faça sua opção política e milite pelas causas que vier a escolher. Não é missão do professor imprimir viés ideológico às aulas,,Quando ocorre, é uma grave distorção que tem de ser denunciada e combatida. Todo tempo empregado para difusão ideologica é perdido e certamente faz falta na formação do aluno dentro da carreira que abraçou. O professor, o servidor e até mesmo o aluno têm o direito de atuar  politicamente, mas nunca na sala de aula. O correto é escolherem o partido com que se identifique e participar de suas atividades, sem a promiscuidade com o sagrado templo do ensino.

É difícil identificar com certeza desde quando os esquerdistas tentam fazer da universidade o quintal de suas casas. Há quem diga que eles chegaram a esse ponto  em razão de um cochilo ou falta de interesse da direita que, se tivesse feito o mesmo, teria garantido pelo menos o contraponto. É, acima de tudo, injusta a politização da universidade e do ensino como um todo, pois a escola se destina a toda a população e deve estar acima da partição ideológica. É importantíssima para o desenvolvimento. Basta lembrar a pontência em que se transformou a Coréia do Sul depois de sofrer uma devastadora guerra e optar por investir ma ssivamente em Educação. O Brasil, que investe alto no setor, assim como a família que gasta elevadas somas para estudar os filhos, perderão muito se, em vez de profissionais, eles saírem diplomados e feitos militantes (não importa se de direita ou esquerda). O aluno tem de ser qualificado profissional e não politicamente. Sem isso, com todos os diplomas, continuará desempregado...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.