Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A abordagem é um dos pilares do trabalho de policiamento ostensivo e preventivo realizado pela Polícia Militar. É através dela que os agentes se inteiram de pormenores dos acontecimentos e agem contra a prática dos ilícitos. De nada adiantará a presença dos policiais na via pública ou em locais de eventos se eles não estiverem bem informados sobre o que se passa ao seu redor. É uma linha de convivência estabelecida para a separação do joio do trigo. Os cidadãos de bem são protegidos e os criminosos ou contraventores retirados do meio para responderem pelos seus erros. Ao abordar um motorista, o policial pode tanto dele rece ber informações sobre problemas no caminho percorrido quanto informá-lo sobre  possíveis embaraços na sequência do trajeto. Dessa forma, erguem-se as estruturas da Segurança pública.

A abordagem é um momento delicado. Não pode tratar todos os abordados como se fossem suspeitos e nem desprezar pormenores que possam identificar os criminosos ou contraventores. É por isso que a PM paulista e  suas congêneres enviam agentes multiplicadores para treinamento nos Estados Unidos, Israel e outros centros desenvolvidos e dc complexidade, recebendo também o pessoal nacional e estrangeiro para a troca de experiências. Isso garante eficiência e afasta problemas e inconformidades operacionais. Tanto que não há registros de mortes em abordagens.

O que ocorre é o confronto que, pela sua natureza, chega a ser confundido com abordagem, mas é diferente. Se o abordado apresenta comportamento atípico ou reage, passa à condição de suspeito que precisa ser melhor pesquisado. Há casos em que o suspeito foge ou até atira contra a viatura, para não ter descobertas armas, drogas, veiculo furtado ou não documentado e outros problemas. A partir dessaagressão, o que era abordagem transformou-se em confronto. Dai derivam as perseguições e até óbitos, pois quando se estabelece o confronto torna-se impossível prever as consequências.

Apesar do possível desconforto, o cidadão comum reconhece a importância do trabalho policial de retirada dos criminosos que convivem na comunidade e, principalmente, para impedir que continuem praticando seus atos antissociais. Por isso, a grande maioria dos abordados colabora e tem, como benefício, a melhora dos índices de segurança.

A polícia, nas suas diferentes atribuições, é o braço armado do Estado. Da mesma forma que, lá no passado, o cidadão comum abriu mão de sua plena liberdade e a depositou nas mãos do poder público que, em contrapartida, ficou com a missão de realizar os serviços comunitáqrios, a atividade policial é o instrumento estatal garantidor do cumprimento das leis e normas que regulam a sociedade. Os que a preconizam inativa, fraca e até desarmada, não conhecem sua verdadeira finalidade ou, então, têm compromissos que não são os da comunidade. Deveriam ser investigados...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação (Jornal União/Portal www.jornaluniao.com.br/Rádio e TV Jornal UniãoWeb).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.