Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A internet no nosso dia a dia é uma realidade sem volta. Não há como negar a importância dela e a necessidade de seu uso em coisas cotidianas, pois nela tiramos dúvidas e encontramos o acesso à informação, à educação, ao comércio, ao lazer, ao entretenimento, à comunicação…

Dentro de tantas vias que o mundo digital nos apresenta, destacamos as redes sociais, onde mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm perfis e compartilham arquivos, ideias, fotos, artigos e mensagens em plataformas como WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube entre outras.

Há inúmeras vantagens e pontos positivos nesses espaços e “vitrines virtuais”, porém também há um lado perigoso, negativo.

Vantagens e desvantagens do uso da internet para as crianças

Podemos aqui comparar a internet como a vara que Moisés usou para abrir o Mar Vermelho, mas que também se transformou em serpente perigosa diante do Faraó (cf. livro de Êxodo 7, 8s e Êxodo 13, 21s). E é isso: o mesmo instrumento pode ser bom ou ruim; ser usado com sabedoria e conhecimento ou utilizado para prejudicar, difamar, levar ao caos, ao erro.

As nossas crianças, colocadas diante de uma tela cheia de possibilidades e informações, precisam ser acompanhadas, orientadas e ensinadas. A educação e a supervisão rigorosa dos pais e responsáveis são fundamentais.

Elas ainda estão em desenvolvimento, e isso inclui a capacidade de discernir o que é bom ou mau, verdadeiro ou falso, podendo transformar as redes sociais e o acesso livre à internet numa porta aberta para diferentes perigos.

Dicas para evitar o uso indevido

Há algumas medidas concretas e importantes que os adultos (pais, responsáveis, professores, orientadores) podem tomar:

– Orientar a criança e o adolescente (sim, o adolescente) sobre o conceito de risco e segurança on-line;

– Passar algum tempo on-line junto com ela. Podem acessar as redes sociais e gravar algum vídeo juntos, por exemplo. Os pais precisam ter interação com os filhos através das redes;

– Verificar seu comportamento e monitorar suas atividades;

– Falar abertamente sobre conteúdo permitido, atividade inapropriada, ciberbullying (as piadas e/ou críticas on-line), perseguição, fraudes e riscos de divulgação de informação pessoal;

– Ensinar sobre responsabilidade e bons costumes on-line;

– Mostrar que o compartilhamento de dados (seja fotos, comentários, opiniões, vídeos etc.) ocorre de forma instantânea, por isso, mesmo que depois apague, é bem provável que outra pessoa já tenha salvo ou feito print.

– A criança e o adolescente precisam entender o impacto que ações ruins podem causar, e que há consequências.

– E estar ciente de que a remoção de conteúdo virtual é lenta e difícil – às vezes, até mesmo impossível.

Fique atento, mas mantenha sempre um diálogo aberto

O diálogo e a conversa franca são extremamente importantes. Não tenha medo ou escrúpulos de conversar abertamente com essas crianças e adolescentes. É saudável e cria a abertura necessária, pois eles se sentirão confortáveis para partilhar e lhes comunicar se algo estiver errado, se estão sendo vítimas de algum tipo de abuso on-line, por exemplo.

E nunca nos esquecermos de que estamos lidando com pessoas, e com elas a gente se relaciona. As reuniões e passeios familiares são necessários. A conversa, a convivência na mesa de refeição, no caminho para a escola, nos passeios de fim de semana. São momentos ricos e que podem ser de qualidade e de aproximação, de conhecimento e abertura.

Esse calor da convivência é saudável para o relacionamento familiar.

Paulo Victor e Letícia Dias - Cirurgião-dentista de formação, Paulo Victor foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentador, locutor e radialista. Atualmente, ele mora em Campo Grande (MS). É empresário e casado com Letícia Dias.

Letícia Dias é Gerente de Conteúdo e estudante de Letras/Libras com foco na Educação Especial. Foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentadora de programas. Hoje, ela mantém uma agitada rotina familiar. Letícia tem um filho caçula que nasceu com Síndrome de Down, e isso a refaz todos os dias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.