Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O eleitorado polarizado – uma parte voltada para a direita com Bolsonaro e outra à esquerda com Lula – e os políticos tentando formar a terceira via, mas com dificuldade porque todos consideram a necessidade dessa alternativa, mas não abrem mão de que o próprio nome encabece a chapa “de consenso”. Basta raciocinar um pouco para se chegar à conclusão de que a política nacional enfrenta um sério problema: a falta de comunicação eficiente. Bolsonaro, mesmo com a feroz campanha de descontrução encetrada pelos seus adversários desde antes de sua posse, arrasta a multidão e é aplaudido por onde passa. Lula, reabilitado pelas canetadas do STF, que co locou nulidades nas sentenças a que foi condenado em primeira, segunda e terceira instâncias, não reedita a mobilização popular de outrora e é hostilizado nas raras aparições. E – até agora – nenhum dos que de dispõem a ser a alternativa a ambos conseguiu seduzir o povão.

A única hipótese do porquê chegamos a esse quadro é a incompetência da classe política em se comunicar. Políticos que hoje poderiam estar pontificando e em vias de igualdade com os ditos líderes de massa, não construíram, no tempo certo, o seu patrimônio popular porque preferiram receber as benesses dos governantes de então – primeiro do tucano FHC e depois dos petistas Lula e Dilma – e acabaram naufragando. Não são reconhecidos pelo grande público como viáveis para a tarefa de governar e fazer desenvolver o país. Temos, até o momento, um bando de nanicos com nomes conhecidos (alguns com experiência eleitoral anterior) que não seduz . E, mais uma vez, o eleitorado que não votaria nos polarizados terá de escolher um deles (o “menos pior”, como se diz popularmente) ou partir para o imperdoável voto branco ou nulo e a abstenção, que crescem eleição-após-eleição. Esse protesto pode satisfazer momentaneamente o eleitor, mas é um grande mal à Nação.

Apesar de todo o discurso “democrático” dos que em 1985 assumiram o poder depois que os militares o devolveram aos civis, não tivemos o desenvolvimento político que se apregoou durante todos esses anos. Era mentirosa a crença que se transmitia ao povo de que com democracia de resolveriam todos os problemas do país. Pelo contrário, desaguamos nos malfadados mensalões, petrolão, eletrolão e outros escândalos financeiros onde as empresas estatais foram saqueadas para o governante de plantão poder comprar a maioria dos votos que necessitava para aprovar seus projetos no parlamento. O povo viu tudo isso e hoje não acredita na classe política. É e vidente que há muita gente boa no meio, mas infelizmente, o que dá a imagem do grupo é o negativo dos escândalos apurados e da reversão que forças subterrâneas tentam conseguir, notadamente nos malfeitos levantados pela Operação Lava Jato.

Estamos na véspera da campanha eleitoral. Ainda que veladamente – porque isso é proibido – os pré-candidatos já se expõem. O calendário eleitoral já está em vigor e se desenrolando. Logo teremos as convenções onde os partidos homologarão as candidaturas e em agosto começará a campanha, que seguirá até a eleição, marcada para 2 de outubro. Bolsonaro e Lula – se realmente o petista estiver livre das suas sentenças suspensas pelo STF – têm público definido. É preciso agora saber qual o montante dos que não votariam tanto num quanto no outro. E os pretendentes da terceira via terem de jogo de cintura e at&ea cute; um espírito de renúncia e desprendimento pessoal, para escolher o de maior possibilidade de enfrentamento.

Cada eleição em ambiente polarizado é um desperdício. Com apenas duas opções, uma considerável parte do eleitorado resta frustrada e de má vontade com o governante eleito, independente de quem seja. Se tivéssemos três,quatro ou até mais concorrentes com possibilidade no primeiro turno, a disputa seria mais interessante e o eleitorado restaria motivado. A eleição seria a pretendida festa cívica onde o povo escolhe os representantes de sua preferência. O ideal, mesmo, seria que nem segundo turno existisse e levasse a eleição aquele que maior número de votos conseguisse. Segundo turno é casuísmo que enfraquece o processo e afasta o eleitor.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) -  aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.