Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na reunião com embaixadores, o presidente Jair Bolsonaro voltou à carga sobre as urnas eletrônicas e sua falta de auditabilidade. De outro lado, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, declarou estarmos na “hora de dar basta”, acusando o chefe do governo de promover desinformação e populismo autoritário. É preocupante quando se estabelece a rota de oclisão entre o titular do Executivo e o chefe da Justiça Eleitoral, principalmente quando nos encontramos a dois meses e meio das eleições que renovarão os mandatos do presidente da República, governadores, um terço do Senado e da totalidade da Câmara dos Deputados e Assembléias Estaduais.

A divergência é prejudicial ao processo eleitoral na medida em que coloca dúvida na cabeça dos eleitores e contenda entre o Governo e a Justiça Eleitoral  Por mais certeza que tenham do que dizem – Bolsonaro contra as urnas e o TSE a favor – deveriam, em nome da ordem institucional e da própria democracia, esgotar o assunto buscando luzes à divergência e não potencializando-a a ponto de virar turbulência. No lugar do ataque e da defesa intransigentes, deveriam procurar do ponto de equilíbrio. Recorrer a vistorias e pareceres de técnicos e instituições insuspeitos e apolíticos para, com isso, alcançar a convivência salutar nesse momento onde o andamento do calendário e a proximidade do importante evento eleitoral não admitem mudanças sign ificativas e/ou imediatas.

Os parlamentares de oposição que, mais uma vez tentam imputar crimes ao presidente da República e intrigá-lo com o Poder Judiciário, fariam melhor se deixassem para o Ministério Público as denúncias de supostos crimes cometidos por quem quer que seja e, também, trabalhassem pela elucidação das dúvidas sobre as urnas eletrônicas e os instrumentos de apuração eleitoral.

Muito já se ouviu falar – a favor e contra – as urnas eletrônicas. O eleitor não cooptado por qualquer dos lados, fica com dúvidas que dificilmente serão dissipadas. É preciso trabalhar em busca da maior segurança e transparência possíveis no processo de votação, apuração dos votos e declaração dos eleitos. Disso dependerão o futuro do país e o respeito à vontade do eleitor, que é soberana no momento do voto. Se qualquer impropriedade levar ao desrespeito da decisão da maioria, a eleição pode transformar-se numa farsa e o resultado disso levar à instabilidade.

Depois de tanta divergência e exacerbação, as urnas eletrônicas restam na pauta da suspeita, mesmo que sejam tão seguras e honestas como afirmam seus defensores. O difícil é convencer o eleitor, que é o seu grande usuário do sistema. Ele precisa ter a certeza de que aquele voto que depositará no equipamento será o contabilizado e sua vontade respeitada. A urna é colocada figurativamente como a mulher do antigo imperador.  Não basta ser honesta; tem, também, de parecer honesta porque, sem isso, dificilmente será respeitada...

É de se esperar que Bolsonaro,   Fachin e os parlamrmtares oposicionistas contenham-se e busquem o melhor caminho para o pais e ao processo democrático. Não esbravejem e nem puxem a corda mais do que permite a sua resistência. Se ela arrebentar, o resultado poderá ser muito ruim. Precisamos de entendimento e solução. Os rompantes são impróprios e dispensáveis...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.