Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 22/04/2020  09h33

Bom Dia Brasil

Tenho o costume de escutar, diariamente, a TV Globo. Gosto de estar atualizado. Embora português, estou ligado, a esse País, pelo coração, onde casei na Bela Vista – já lá vão muitas décadas, – na cidade de São Paulo.

Quase todos os dias assisto aos noticiários da Globo, mormente, o: “ Bom Dia Brasil”, transmitido no horário, que melhor me convém.

Ouço os pareceres do simpático “ Chico”, que aprecio, e os comentários oportunos da Ana, e colaboradores, para que o noticiário, seja informativo, sem ser maçador.

Em nações, como no reino de Espanha, ao comprar uma publicação, facilmente se descobre as tendências e religiosas, do jornal. Alguns mantêm junto ao cabeçalho, a ideologia seguida; mas noutros países, as tendências são camufladas, tendo articulistas de diferentes ideologias.

Desconheço, para julgar com retidão, se no “ Bom Dia Brasil”, as noticias são “cozinhadas”, e apresentadas de forma a agradar, a “ este” ou “àquele”. Penso que não. Desgosta-me, porém, verificar que, para eles, Portugal quase não existe.

Falam da Europa, da Ásia, da América, mencionam países…mas de Portugal? …

Eu sei: há muitos brasileiros que caçoavam dos portugueses. Alguns chegam ou chegavam a zombar os meus compatriotas, que eram amesquinhados, no local de trabalho e na mass-media.

Escrevi “ chegavam” e “eram”, porque descobriram que Portugal servia de trampolim para a Europa. Os que troçavam outrora dos que vinham “ nos tamancos aéreos portugueses”, apressaram-se, agora, afadigadamente, a buscar antepassado, que lhes permita adquirir a cidadania europeia

Voltando à Globo. Gostaria de saber porque tratam assim o pobre Portugal, que recebe de braços abertos, tantos trabalhadores, empresários e artistas brasileiros, receosos da violência?

Será que descobriram o nosso país, como os portugueses encontraram, no século XIX e mesmo XX, a árvore das patacas?

Partiam ainda em criança…Acreditando em Silva Pinto, autor do livro: “No Brasil”, tão mal eram recebidos! … e tão mal eram tratados”…

Conheço o bom povo brasileiro, aquele que é temente a Deus e guarda os nobres valores de seus avós. Esse, merece meu respeito e admiração. E ainda é, felizmente, a maioria.

Este desabafo não é dirigido a eles, mas sim, àqueles que “confundem” amizade com cifrões…e depois de servidos,” mordem” nos que lhes deram o pão…

Humberto Pinho da Silva - Blogue luso-brasileiro: "PAZ"  - http://solpaz.blogs.sapo.pt/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.