Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O que falta para você buscar ajuda e assumir que foi ferido ou ferida na sua sexualidade?

Deus, ao criar o homem, o fez na sua totalidade, individualidade e definido sexualmente. Sendo dom de Deus, a sexualidade não pode ser vista como algo separado do homem, mas essencial para a salvação. Por isso, preciso assumir minha sexualidade como identidade de mim mesmo. Se Deus me fez homem, não posso ser outra coisa, e se você é mulher, não pode ser outra coisa, a não ser mulher. O dom de Deus não pode ser estragado pelo homem, mas sim assumido.

Você é imagem e semelhança de Deus. E o Senhor caprichou ao fazê-lo! Não podemos deixar o mundo estragar a nossa identidade, a nossa sexualidade, dizendo que, para sermos felizes precisaremos assumir outra identidade e achar isso normal. Você só será inteiramente feliz sendo o que é desde o nascimento, homem ou mulher. Fora disso, não é dom de Deus.

“O ser humano é chamado ao amor e ao dom de si, na sua unidade corpórea-espiritual. Feminilidade e masculinidade são dons complementares, pelo que a sexualidade humana é parte integrante da capacidade concreta de amor que Deus inscreveu no homem e na mulher. «A sexualidade é um componente fundamental da personalidade, um modo de ser, de se manifestar, de comunicar com os outros, de sentir, expressar e viver o amor humano». Essa capacidade de amor, como dom de si, tem, por isso, uma sua «encarnação» no caráter esponsal do corpo, no qual se inscreve a masculinidade e a feminilidade da pessoa. «O corpo humano, com o seu sexo, e a sua masculinidade e feminilidade, visto no próprio mistério da criação, não é somente fonte de fecundidade e de procriação, como em toda a ordem natural, mas encerra desde “o princípio” o atributo “esponsal”, isto é, a capacidade de exprimir o amor precisamente pelo qual o homem-pessoa se torna dom e – mediante este dom – atuar o próprio sentido do seu ser e existir». Qualquer forma de amor será sempre marcada por esta caracterização masculina e feminina” (Conselho Pontifício para a Família, sexualidade humana, n.10)

Hoje, os homens estão perdendo a sua individualidade e assumindo uma identidade falsa daquela que Deus fez, por causa da mídia, que está ditando as regras e falando o que você deve ser para ser feliz, o que as novelas e tudo mais, têm falado contra o plano de Deus para sua vida: ser imagem e semelhança d’Ele.

Você é lindo! Não seja aquilo que o mundo tem dito para ser, mas assuma a sua sexualidade e genitalidade como Deus fez. O mundo tem falado para você não se reprimir e assumir uma sexualidade que vai contra a natureza, contra o plano de Deus para sua vida.

Sei que, em muitos casos, pessoas foram feridas em sua sexualidade e genitalidade por parentes, por abusos, violências. De certo modo, isso tem levado muitos a assumirem uma identidade sexual que não é a sua. As pessoas, às vezes, não têm culpa, pois são feridas desde crianças e carregam seus traumas para a vida, não buscam ajuda ou cura de suas marcas e feridas.

O remédio é assumir que está ferido e buscar ajuda

Certa vez, um jovem veio conversar comigo. Aparentemente, ele estava muito bem, mas, quando falou da sua sexualidade, expôs que foi abusado sexualmente por um primo seu quando ainda era criança. Essa situação o fazia sentir atração sexual por outros rapazes, mas não o levando ao ato sexual. Em oração, fui pedindo a Deus que o curasse de todo trauma na sua sexualidade. Fizemos dias de oração de cura interior, e Deus o curou e libertou, porque ele assumiu sua fraqueza e buscou ajuda.

“A sexualidade humana é, portanto, um bem: parte daquele dom criado que Deus viu ser «muito bom» quando criou a pessoa humana a Sua imagem e semelhança, «homem e mulher os criou» (Gn 1,27). Enquanto modalidade de se relacionar e se abrir aos outros, a sexualidade tem como fim intrínseco o amor, mais precisamente o amor como doação e acolhimento, como dar e receber. «A sexualidade deve ser orientada, elevada e integrada pelo amor, que é o único a torná-la verdadeiramente humana»” (Conselho Pontifício para a Família, sexualidade humana, n.11).

O que falta para você buscar ajuda e assumir que foi ferido na sua sexualidade? Deus quer curá-lo e libertá-lo, para que você seja inteiramente d’Ele e viva a liberdade na sua sexualidade.

Padre Reinaldo Cazumbá - Sacerdote membro da Canção Nova, estudante de psicologia, atua no Instituto Teológico Bento XVI e também exerce a função de diretor espiritual dos futuros sacerdotes da comunidade. Autor do livro: “Onde está Deus?”. Acesse: blog.cancaonova.com/padrereinaldo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.