Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde menino, no meu grupo escolar de então, ouví dizerem que existem três elementos ambientais dos quais não podemos perder o controle porque são de difícil recuperação: a água, o fogo e a altura. Essa foi uma verdade que me acompanhou por toda a vida profissional e a experiência demonstra, cada dia mais, a sua importância. O ocorrido em Capitólio (MG), visto à distância, aponta para uma sucessão de erros e omissões que conduziram ao desastre e às mortes. Não sabemos se a integridade as estruturas que desmoronaram sobre os turistas eram fiscalizadas periodicamente e tivemos a notícia de que os operadores do sistema tur&i acute;stico ignoraram o alerta da defesa civil para não utilizar a área do sinistro em razão da instabilidade climática desse fim de semana. Penso que a defesa civil, se identificou o problema, tinha a obrigação de interditar a operação até se comprovar a solução do risco e que, não o fazendo, o Ministério Público terá todas as razões e motivações para apurar a atuação (ou a falta dela) e propor as devidas punições e a responsabilização profissional, civil e criminal dos agentes, pelos danos e mortes que ensejaram através de sua omissão. 

O que ocorre naquele ponto do território mineiro é o mesmo que se passa em todos os reservatórios de hidrelétricas e similares existentes no país e até no mundo. A população regional utiliza suas águas para o lazer e alguns empreendedores mais arrojados atraem visitantes de regiões distantes. Mas nem sempre há o cuidado garantidor do uso adequado do recurso natural, principalmente quanto à não exposição dos usuários a riscos. Somos, até certo ponto, um povo arredio ao cumprimento de normas de segurança, especialmente as pequenas e, frequentemente, ocorrem os acidentes que de imediato impactam a opinião pública mas logo são esquecidos e a vida errante continua. As normas de segurança existem, os órgãos responsáveis são definidos, mas a fiscalização é falha. Quando ocorrem os sinistros, é comum lançarem-se acusações de negligência sobre os operadores e os órgãos públicos encarregados do controle. Tudo é recorrente e mais uma vez assistimos tudo isso.

Precisamos redefinir obrigações e – se for o caso – ampliar penalizações à negligência e acelerar procedimentos punitivos. Isso, se ocorrer, desencorajará operadores e autoridades porque os riscos de punição não compensarão os eventuais lucros da atividade indevida. Não podemos continuar no ritmo das apurações do incêndio da Boate Kiss (Santa Maria – RS) que ocorreu há 9 anos, fez 242 mortos e 636 feridos e as primeiras sentenças contra os culpados só começam a sair agora.

Somos um país desenvolvido dispomos de técnicas de segurança iguais e decorrentes das praticadas nos Estados Unidos, Europa e outros pontos avançados do planeta. Mas nos falta a efetividade do cumprimento das medidas e restrições constantes da legislação. Por exemplo, apesar de toda a celeuma sobre a obrigatoriedade do certificado de vistoria do corpo de bombeiros logo após o incêndio da boate gaúcha, milhares de imóveis públicos e particulares ainda funcionam sem o cumprimento dessa exigência, muitos deles porque não dispõem dos equipamentos de segurança exigidos em lei. Mas, mesmo assim, continuam funcionando e recebendo público, muitas vezes numeroso. A justificativa  é de que se for cumprir as normas, os negócios ali existentes se inviabilizam. Prefere-se, então, expor a clientela a risco.

No tocante às intempéries, não há justificativa para as omissões. O histórico de chuvas é centenário, assim como o estudo sobre as mudanças climáticas do continente – hoje submetido ao efeito “la nina”, que potencializa as chuvas. Quem trabalha junto aos cursos de água precisa estar treinado e alertado para as possíveis e abruptas mudanças do tempo e saber quais as providências a adotar. Mas nem sempre isso acontece e a população é a grande prejudicada por desmoronamentos, queda de árvores, inundações e outros eventos decorrentes do excesso de água. Os ditos ambientalistas, que tanto proselitismo fazem pela Amazonia, Cerrado e outros sistemas, fariam um grande bem à sociedade se voltassem suas atenções para o cumprimento de normas de manejo da água nas cidades onde vivem e frequentemente ocorrem eventos catastróficos e até mortais. Toda interação do homem com a Natureza precisa ter parâmetros e estes serem respeitados. Do contrário, continuarão os desastres e o sofrimento da população, vitimada como um todo por maus procedimentos de poucos...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.