Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quando me dou o direito de pensar na vida, chego a conclusões que, dia a dia, mudam minha história e dão sentido aos acontecimentos que me cercam. Notícias inesperadas, agradáveis ou não, geralmente nos trazem grandes oportunidades para refletir.

A morte de alguém querido, por exemplo, mostra-nos como tudo é passageiro nesta vida e nos lembra que só temos o hoje para amar. Uma viagem a trabalho, justamente para o lugar onde sempre havíamos desejado ir, é um exemplo agradável. Nesse caso, as inevitáveis horas de espera entre aeroportos e rodoviárias nos dão a chance de refletir e identificar o valor que damos à vida e colher seus ensinamentos.

Gosto de pensar e me deparar com o que se passa em meu interior. E ao encarar minhas fraquezas e no esforço para não as condenar nem me condenar por tê-las, aprendo que posso ser melhor. Mas se não conseguir, não há razões para desespero. Deus me ama como sou!

O silêncio deste fim de tarde, chama-me ao recolhimento, assim me encontro com as descobertas de Willian Shakespeare – um dos mais famosos dramaturgos e poetas de todos os tempos. Ele imortalizou suas conclusões, escrevendo sobre elas, no século XV. Com certeza, sem imaginar que hoje me fariam tanto bem. Sigo seu exemplo e faço minhas suas palavras:

“Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. Descobre que devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pois pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que, quando está com raiva, tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que o ame não significa que esse alguém não o ame com tudo que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas, simplesmente, não sabe como demonstrar ou viver com isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E descobre que realmente a vida tem valores e que você tem valor diante da vida!”

Sim, você tem muito valor! Suas fraquezas também. Pensar sobre isso, de vez em quando, faz muito bem a quem deseja acertar. Não viva por viver, valorize cada descoberta que já fez e perceba: elas lhe fazem ser como realmente você é: precioso!

Dijanira Silva - Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora do livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.