Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Falta pouco mais de um mês para a data em que todos os pretendentes a participar das próximas eleições deverão estar acomodados em seus partidos para poderem concorrer a prefeito ou vereador. O eleitor será chamado no dia 4 de outubro para escolher 5568 prefeitos e 57 mil vereadores. Até 4 de abril (seis meses antes das eleições) os futuros candidatos deverão ter filiação partidária homologada e não registrar processos, condenações ou qualquer impeditivo de elegibilidade. Para prefeito ainda é possível fazer coligação, com vários partidos apoiando um mesmo candidato. Mas isso foi proibido para vereador. Cada sigla terá de montar a sua chapa, com até 150% do número de vagas existentes na Câmara Municipal.

Considerando que existem atualmente 33 partidos políticos registrados e em condições legais de concorrer, lembremos que só nas 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes - São Paulo, Rio, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas, São Luiz e São Gonçalo  - que têm entre 33 e 55 vereadores em suas Câmaras, seria matematicamente possível cada partido eleger um representante. As demais – entre elas nove capitais – não terão nem uma vaga legislativa para cada partido. Excluem-se disso Brasília e Fernando de Noronha, que têm outra forma de administração e não elegem prefeito e vereador.

A eleição municipal é, sem dúvida, a mais próxima do povo. Diferente do presidente da República, governadores, senadores e deputados, que trabalham nas capitais, o prefeito e os  vereadores têm de morar no município e suas tarefas são ali desenvolvidas. Isso leva à reflexão de que devem ser pessoas capacitadas, honestas e conhecedoras dos problemas da cidade. Para nelas decidir votar, o eleitor deve conhecer o que se propõem a fazer e decidir se, com esse apelo, as contrataria como administrador ou fiscal de seus próprios bens ou negócios. Até porque, por definição, o município pertence ao munícipe e os eleitos para dele cuidar são empregados do povo. Uma forma infalível de acertar no voto é pesquisar o que fizeram (de bom e de ruim) os atuais prefeitos e vereadores para isso também influenciar na decisão. Para ficar melhor ainda, divulgar o resultado dessa pesquisa nas redes sociais e pedir aos amigos que compartilhem, para a realidade ser escancarada. Foi isso que Bolsonaro fez em 2018 e ganhou a eleição. Se o eleitor não tiver essa atitude, os maus poderão continuar sendo reeleitos e os bons ficando de fora, como ocorreu por muito tempo. Ainda mais: lembrar que os eleitos no município serão os grandes cabos eleitorais de 2022, nas eleições de presidente, governador, senador e deputados (federais e estaduais).

É, também, muito importante, verificar se o seu candidato a prefeito se propõe a efetivamente governar e lutar pelo município e se o seu escolhido a vereador tem a disposição de aperfeiçoar e fiscalizar a administração pública. Fuja daqueles que negociam o voto e fazem as câmaras dominadas pelo interesse dos políticos e não pelo desejo de servir ao povo. Vote da forma consciente, para não se arrepender. A próxima oportunidade de mudar só acontecerá na outra eleição municipal, daqui a quatro anos...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.