Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A janela partidária – que se abre nesta quinta-feira (03/03) e vai até 1º de abril – permitirá que deputados (federais e estaduais) e vereadores mudem de partido sem o risco de perder o mandato. É a forma encontrada para acomodar as divergências adquiridas ao longo do mandato e que podem atrapalhar no processo de reeleição. Esse ano, diante da polarização entre direita e esquerda – diga-se Bolsonaro e Lula – e as tentativas de se construir a chamada terceira via, muita coisa já se adiantou. Parlamentares já anunciam desde o ano passado a mudança de posição e o Congresso passará a funcionar dentro de nova co-relação de forças. Na verdade, a revoada de deputa dos é o primeiro passo concreto das eleições e vai além do que podemos imaginar, pois são 513 deputados federais, 1059 estaduais e 58 mil vereadores que podem mudar de sigla. Certo que a maioria não mudará, mas as que ocorrerem alterarão o comportamento do conjunto..

Na legislação eleitoral brasileira, o deputado e o vereador não são donos do próprio mandato. Eles são escolhidos no quociente dos votos obtidos pelo seu partido, a quem pertence a vaga na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa Estadual ou Câmara Municipal. A necessidade de um período de anistia de penalidades para quem mudar revela a ineficiência dos partidos, que não conseguem arregimentar suas bancadas e firmar posições claras na política. Isso se deve, entre outras coisas, à prática consagrada há pelo menos três décadas pelos governantes que, para manter a maioria nas votações legislativas, barganharam cargos com deputados, distribuíram benesses para líderes partidários e pouco se importaram com a representatividade dos partidos. A rigor, os partidos servem apenas para registrar as candidaturas – ninguém pode ser candidato sem ter filiação – e para administrar o horário de propaganda eleitoral e as verbas públicas para a campanha.

Tudo o que temos hoje é uma estrutura partidária que não presta grandes serviços e nem aglutina os seus filiados, servindo apenas para dar vazão a elevadas verbas públicas que os governos e o Congresso Nacional destinam para custear o processo eleitoral. O ideal seria que, como nos países mais desenvolvidos e estáveis, os partidos tivessem presença marcante no cenário político e fizessem parte do pólo positivo da democracia. No Brasil, infelizmente, acabaram como moedas de troca no jogo do poder.

Espera-se que nesse mês de alforria, os parlamentares encontrem a melhor posição para poder desenvolver seus mandatos de acordo com os interesses da Nação e principalmente dos seus eleitores, a quem nos próximos meses deverão ir ao encontro para pedir o voto de reeleição. E que, passada a eleição e concretizada a posse dos eleitos – a 1º de janeiro – partam rapidamente em busca de uma reforma partidária e eleitoral que possa atribuir mais importância e poder às siglas. Elas não devem continuar na fraca condição de cartório sem poder e nem representatividade. É preciso que os partidos sejam fortes, tenh am meios de coordenar e dirigir suas bancadas e não fiquem à mercê dos interesses – muitas vezes pessoais – de dirigentes ou de caciques sem mandato que deles fazem trampolim para a espera de futuras eleições. No dia em que o brasileiro desenvolver o partido realmente ativo não será mais necessária a realização da janela onde os insatisfeitos tenham o direito de sair. A política, o sistema representativo e até a democracia serão mais fortes e todos nós viveremos melhor,  com boas perspectivas para o futuro...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.