Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste início de abril de 2020, o mundo vê-se exposto à intensidade de uma crise mundial de saúde gerada pela Covid 19 e que está se refletindo sob diversas formas no sistema de produção e de demanda de bens e serviços no Brasil. Assim, todos os parâmetros anteriores de desempenho e perspectivas econômicas brasileiras são sobrestadas e perdem a validade  neste novo cenário de efeitos nocivos internos decorrentes da pandemia. As referências anteriores devem ser reconsideradas frente à nova realidade e as decorrentes alterações, que se refletem no cenário econômico com quedas significativas de diversos indicadores macro para o país. A nova conjuntura traz a ocorrência de contenções até então imprevistas nos indicadores econômicos, em um cenário em que a pandemia vem se ampliando, até que se possa descobrir, pela ciência, as vacinas indicadas.

Entre os efeitos perversos da crise: queda do PIB nacional para valores inferiores às expectativas anteriores, com projeções atuais indicando redução do previsto em 2,4% para 0,0%; reduções significativas de novos empregos e ampliação do desemprego e da desocupação, vinculados aos efeitos multiplicadores restritivos na economia; limitações nas exportações brasileiras por conta da retração mundial; queda nas vendas do varejo; redução do desempenho da indústria de transformação; queda na entrada de capital externo, já que a crise deverá gerar restrições na oferta externa de dólares; intensificação do déficit das contas do setor público brasileiro, vinculada aos gastos extras para custeio de despesas de população necessitada e financiamentos aos empresários.

Entre os indicadores econômicos brasileiros que demonstravam bom desempenho antes da paralisação, podem ser mencionados: inflação nos últimos 12 meses abaixo de 4,5%; taxa de juros SELIC, do Banco Central, reduzida para 3,75%; bom estoque de divisas e reservas cambiais no Banco Central, superior a US$ 350 bilhões. Juntam-se a eles, uma safra agrícola que deverá superar a do ano anterior, com o Paraná tendo participação crescente.  Em contrapartida, a inflação poderá aumentar, especialmente se houver crescimento da dívida pública, expansão do déficit nas contas governamentais e emissão de meios de pagamentos pelo Banco Central.

Com essas variáveis, materializa-se uma possível lentidão na recuperação da economia, desaquecendo o Consumo das Famílias, ramo da demanda agregada que até 2019 possuía maior participação na expansão da demanda final interna. Os efeitos restritivos do coronavírus tendem a serem mais prejudiciais nos ramos do comércio, serviços em geral e na indústria de transformação. No agronegócio, os impactos serão menores. Deverão ocorrer também restrições ao Investimento Governamental, devido aos novos e urgentes gastos a serem assumidos pelo setor público no enfrentamento da crise.

Uma incógnita no atual cenário é o surgimento de uma crise tripla na esteira do vírus: a) crise médica, ou seja, a epidemia propriamente dita e seus efeitos; b) crise econômica, resultante das limitações restritivas do isolamento e bloqueios sobre o sistema econômico; c) crise relacionada ao rompimento de hábitos, costumes e padrões até agora predominantes e suas consequências derivadas das transformações na sociedade.

É extremamente importante a busca de formas alternativas e inovadoras dos fatores de produção conhecidos: recursos naturais, trabalho, capital e tecnologia – esta última por conta das inovações que trazem estreita relação com o desenvolvimento econômico. Será necessário priorizá-lo, por permitir o atendimento crescente das necessidades humanas, em decorrência do aprimoramento no sistema produtivo e das inovações tecnológicas.

O avanço da ciência, sintetizado pela inovação e pela criatividade, desempenha papel estratégico no processo, é será por meio dela que nós, brasileiros, iremos superar o dramático momento que estamos vivendo.

Darci Piana - Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.