Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As 1726 mortes por Covid-19 registradas no período de 24 horas e apuradas no levantamento nacional do consórcio dos veículos de imprensa, nos conduzem à mais incômoda realidade: a pandemia, em vez de acabar, atingiu o seu nível mais alto e – o pior – ninguém pode garantir com relativa segurança que ainda não ocorrerão dias mais críticos. Especialmente depois da identificação da Variante Manaus do novo coronavirus, já disseminada em muitas localidades e preliminarmente descrita como mais agressiva e com capacidade para acometer também pacientes jovens e escapar dos anticorpos da vacina. A divulgação alarmista do quadro não terá qualquer valia se não servir para, ao mesmo tempo, para a conscientização da população quanto a necessidade de se proteger para não contrair o mal. Principalmente depois que o número de mortos aumentou em proporção ao de infectados.

Os esforços que os governos dos três níveis, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) têm envidado para garantir tratamento dos doentes e fazer a vacina chegar à população, são pertinentes, apesar dos desencontros e intransigências registrados. É certo que, no resumo final da pandemia, cada agente terá a seu favor (ou desfavor) o resultado do comportamento adotado. Por isso, é melhor que se entendam e façam o melhor para diminuir o sofrimento do povo.

A mais simplória das providências deve ser a não glamourização da pandemia – que é um mal e assim deve ser identificada – e fazer disso o instrumento para convencer as pessoas a não descuidarem das medidas básicas de proteção (distanciamento, não aglomeração e higiene total das mãos, que servem de veículos para introduzir o mal no corpo através da boca, olhos, nariz e possíveis ferimentos). É preciso dizer claramente que melhor e mais seguro do que se tratar é não contrair a Covid-19.

As autoridades que hoje defendem o lockdown e, em vez disso, deveriam exigir que os meios de transporte observassem as normas de distanciamento e limite de passageiros para possibilitar que os cuidados recomendados no trabalho e na vida das cidades não naufraguem dentro dos ônibus, metrôs e até nos aviões. Fiscalizar e punir com rigor os realizadores de festas e aglomerações clandestinas, mesmo quando isso ocorre em zonas periféricas e de alta periculosidade, pois o vírus não reconhece cidadania, classe social, nível econômico e outras variáveis. É preciso, dentro do estado crítico em que passamos a viver, prender em flagrante por periclitação da saúde pública e da vida humana os que, com atividades proibidas ou ilegais potencializarem a proliferação do vírus,

Em vez de fechar os negócios – o que leva à derrocada econômica – o melhor é fiscalizar o cumprimento dos protocolos, isolar apenas os vulneráveis e deixar que os demais se mantenham em atividade, quando possivel em home-office. O quadro de hoje é algo parecido com o de guerra. Em vez das bombas, foguetes e armamento destrutivo, das batalhas convencionais, temos o vírus invisível e desconhecido, que provoca tantas ou mais mortes do que qualquer conflito bélico. É hora de responsabilidade. Cada um tem de fazer sua parte para evitar o comprometimento de todo o conjunto da população.

Por fim, é inevitável discorrer sobre a pandemia sem deixar o apelo às autoridades e aos  detentores de qualquer tipo de poder na sociedade: Resolvam suas diferenças de forma civilizada sem que isso potencialize a pandemia ou provoque ainda mais mortes. Mirem todos no combate ao mal e deixem para depois cuidar dos interesses eleitoreiros. Atuem com humanismo e humanidade...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.