Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O movimento que congressistas da oposição realizam com o objetivo de instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a violência na Amazônia, surgido após o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, é mais um lance da atuação política que transforma o parlamento em picadeiro. É preciso compreender que os  desaparecidos, apesar da notoriedade ganha com o sumiço, são apenas dois de muitos profissionais de diferentes áreas que correm diuturnamente riscos – até da própria vida – na Amazônia, em regiões fronteiriças e até nos grandes centros do país conflagrados por problemas sociais e étnicos, e p ela presença das drogas, armas e outros ilícitos do crime organizado. O quê uma CPI poderia apurar e a quem atribuir culpa e punir numa situação dessas? É evidente que os seus propositores miram as próximas eleições e, particularmente, o presidente Jair Bolsonaro, seu alvo preferido desde antes dele tomar posse no governo. Mas é dificil encontrar o que o governante e o governo teriam a ver com as atitudes de profissionais que decidiram atuar em áreas de risco. Podem até ser criticados pela forma com que tratam o problema, mas isso não é crime. 

Infelizmente, o meio político brasileiro criou o hábito de montar CPIs que, mais do que apurar os problemas de seu enunciado, têm por objetivo desgastar a imagem dos governantes e, sempre que possível, afastá-los dos seus postos. Elas proliferam em niveis federal, estadual e municipal e já interromperam muitos mandatos, justa ou injustamente. Mas serviram, principalmente, aos objetivos das oposições, que não são a clássica posição de questionar o que fazem os governos, mas de impedi-los de atuar e, quando conseguem, fazer o governante voltar para casa mais cedo. Tivemos recentemente, no Senado, a CPI da Covid-19, impropriamente instalada por ordem do Supremo Tribunal Federal, que, pateticamente, os senadores obedeceram. Transcorreu em clima de grosserias, sofismas e ativismo eleitoreiro, sem nada de concreto a concluir sobre a pandemia e a atuação do governo. Restou apelidada pelo povo de  CPI do Circo. Não precisava e nem deveria ter existido. 

As oposições brasileiras precisam aprender o seu papel no contexto. Formadas por membros dos partidos que perderam a eleição para a composição de governo ou por dissidentes dos eleitos para o Executivo, sua função primordial é fiscalizar através de seus representantes no Legislativo e dessa forma evitar que o governo faça coisas que não atendam às demandas da sociedade. Mas, lamentavelmente, o oposicionista de nossos dias se investe na função de atrapalhar e tentar impedir o eleito de cumprir sua missão. Resultado: quem perde é a população.

A reforma política de que tanto se tem falado não deve ser restrita à mudança de leis oportunistas e casuísticas criadas para favorecer uns em prejuízo de outros. A principal necessidade é encontrar mecanismos para devolver ao político o espírito de prestação de serviços ao país e à população. Não queremos políticos que vivam judicializando questões quando perdem a votação no plenário e nem os que, cegamente, miram e atiram contra o governo. A oposição tem o dever de fiscalizar os governantes para que eles cumpram suas obrigações e a população seja a grande beneficiada. Quando a oposição é leal e propositiva, torna-se possível a alternância do poder. O opositor que trabalhou pelo povo facilmente ganha o prestígio popular para se eleger e tornar-se governante. Quando isso ocorre – no lugar da continuidade dos mesmos – entende-se que a política passou a viver um bom momento...  

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.