Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os desdobramentos da crise econômicaocasionada pela pandemia da Covid-19 nos apresentam um outro mundo do ponto de vista político. Diversos países em toda a extensão do planeta estão sofrendo com mudanças em alianças políticas e, consequentemente, com o enfraquecimento de seus governos. E na Itália não é diferente. No dia 13 de janeiro, o senador e ex-premiê Matteo Renzi, do partido Itália Viva, anunciou seu rompimento com o governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte, dando início auma segunda crise no país: a governamental.

O modelo parlamentarista, adotado pela Itália, exige a eleição indireta de um primeiro-ministro para ser o chefe de governo da República Italiana. Em 2018, Conte foi eleito com a maioria dos votos no parlamento, aliado à coalização entre o Movimento 5 Estrelas, Partido Democrático e Itália Viva. Com a saída de Renzi, surge um desiquilíbrio numérico para a sustentação do governo.

A crise governamental no paístem um significado muito específico, que é a falha na relação de confiança entre o chefe de estado eo parlamento. Para confirmar essa desconfiança, na última segunda e terça-feira (18 e 19) ocorreu o “voto difiducia", ou seja, uma votação entre todo o parlamento para demonstrar apoio, ou não, a Conte. O voto de confiança na Câmara terminou com o placar de 321 a 259 a favor do primeiro-ministro e 27 abstenções. Já adisputa no Senado terminou com 156 votos a favor, 140 contrários e 16 abstenções.

Giuseppe Conte continuará no governo? A princípio sim. Contudo, ele atingiu apenas uma maioria simples entre os senadores, visto que a soma dos votos contrários e das abstenções empatam com a maioria a favor. A meu ver, esse descontentamento abstrato por parte do parlamento se dá pela forma que Conte está levando seu governo. Para que reine a democracia, é preciso que o primeiro-ministro utilize seu cargo para se aproximar do parlamento, consultando seus aliados eaté mesmo seus opositores. Ainda assim,o atual primeiro-ministro prefere seguir agindo sozinho.

Apesar de não concordar com o governo de Conte, acredito que este não é momentopara uma crise governamental. Ainda assim, a pressão continua, o que pode trazer efeitos negativos para o país neste momento tão crítico.Tempos difíceis exigem união entre todas as forças políticas, e apenas dessa forma a Itália poderá sair desta pandemia com os menores danos possíveis.

Renata Bueno é uma política brasileira. Foi eleita vereadora de Curitiba (PR) pelo PPS, atual Cidadania, no ano de 2009 e, mais tarde, entre 2013 e 2018, atuou como deputada do Parlamento da República Italiana pela União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos.(Bianca Araujo - renatabueno@renatabueno.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.