Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O avanço tecnológico, a vida em constante mudança e o processo de globalização cada vez mais visível, trouxeram na década de 1980 um exercício de futurologia para os especialistas.

Um novo milênio se aproximava e com isso um mundo de incertezas.

Muitos pensavam que o mundo estaria em declínio, e as próximas gerações estariam comprometidas. Muitos dos empregos tradicionais estavam em desaparecendo, situações ditas “normais” estavam fora de controle.

Poe outro lado, uma série de historiadores e cientistas apostavam em um “boom” econômico, que levantaria a expectativa de dias melhores. Um período de 40 anos (de 1980 a 2020) que mudaria completamente o rumo das pessoas.

Sendo assim, diversas previsões foram aparecendo, inclusive sobre as supostas “novas profissões” ou “profissões do futuro”.  Um artigo publicado em 1988, no jornal americano Press and Sun-Bulletin, de Nova York, colocava em pauta esse assunto, e como seriam essas profissões para o ano de 2020. Será que os ditos “especialista” acertaram?

Gerente de hotel no oceano

A primeira previsão seria algo inusitado até mesmo em várias décadas. Para os tais especialistas, teríamos hoje inúmeras cidades erguidas em cima dos oceanos, coisa que não veio a acontecer. Portanto: Previsão errada.

Consultor de bem-estar

Já a segunda previsão foi mais acertada. Hoje em dia, existem diversas pessoas que trabalham para garantir o bem estar dos demais. Influenciadores trabalham diretamente na qualidade de vida e saúde de seus assistidos. Portanto: Previsão certa.

Especialista em direito esportivo

Esse sem dúvida acertou em cheio. No meio esportivo, o trabalho direcionado é muito bem visto e necessário. A profissão “advogado esportivo” está cada dia mais evidente, já que o meio necessita de regras e tribunais específicos. Portanto: Previsão certa.

Astrônomo lunar

Nosso satélite despertou muito interesse principalmente durante a guerra fria. Algumas foram as expedições até lá. Porém, a mesma, não se mostrou uma fonte de recursos para os dias atuais. Portanto: Previsão errada.

Treinador de robôs

Atualmente os robôs já fazem parte do nosso cotidiano. Apesar de ser uma tecnologia cara, temos alguns aparelhos robotizados circulando nossas vidas. Porém, a profissão de treinador de robôs ainda é abstrata e precisa de um certo avanço. Portanto: Previsão parcialmente certa.

Autoburguer

Digamos que essa previsão também foi parcialmente certa. Grandes marcas de fast food possuem equipamentos automatizados e que agilizam e facilitam o trabalho, mas ainda o ser humano é de extrema importância nesses locais. Portanto: Portanto: Previsão parcialmente certa.

E Para o futuro?

De acordo com a publicação realizada pelo time de conteúdo do site de roleta online Betway Casino , nos conta que nesta segunda década do século XXI , o exercício de futurologia se torna cada vez mais imprevisível. Confira aqui a publicação.

A Fundação Instituto de Administração fez um exercício para prever quais seriam as novas profissões que estariam em atividade nos próximos anos. Seriam elas:

Analista de Big data (basicamente um gerenciador de grandes quantidades de dados)

Engenheiro de inteligência artificial (responsável pelo gerenciamento de criação e desenvolvimento de projetos baseados na inteligência artificial)

Geneticista (o profissional iria estudar as informações genéticas, que controlam os organismos vivos, para entender sua interação com o ambiente)

Consultor financeiro de criptomoeda (seria um auxiliar nas transações de criptomoeda, deixando assim o assunto mais seguro)

Seriam essas as novas profissões?
Só o tempo para responder ...

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.