Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É preocupante saber que a variante ômicron do coronavírus vai se alojar em mais da metade da população do continente europeu num prazo  de seis a oito semanas. O alerta sanitário foi emitido, em Copenhagen (Dinamarca), pelo diretor regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a Europa, Hans Kluge, com a observação que, apesar da menor mortalidade da cepa, o Covid-19 ainda não pode ser considerado uma doença endêmica com a qual a população conviverá. O levantamento citado pelo dirigente engloba a Europa, Rússia e países a Ásia Central. Cinquenta de 53 países pesquisados já registram casos da ômicron. Nas 27 nações da União Europeía diagnosticou-se, , 5,3 milhões de infectados na primeira semana do ano. A França explodiu em casos apesar das restrições sanitárias e na Itália um bispo chegou a proibir padres não vacinados de dar a comunhão. Nos Estados Unidos explodiram as internações e o quadro é ameaçador.

Em território brasileiro, a ômicron se alastra e preocupa, especialmente porque chega consorciada com a nova versão da gripe H3n2. Os serviços públicos de saúde já reservam parte de sua rede de atendimento para receber os portadores de sintomas de Covid e gripe. O atendimento rotineiro de diferentes moléstias, retomado nos últimos meses, volta a ser suspenso. Aguarda-se, para os próximos dias os efeitos das festas e aglomerações de Ano Novo e os prefeitos de São Paulo, Rio e outras importantes cidades já suspenderam o carnaval de rua enquanto outros esperam mais informações sobre o comportamento da pandemia para decidir se mantém ou cancelam a festa, programada para a virada de fevereiro para março.

Verificamos, em São Paulo, o governo preocupado com a transmissão – que na ômicron é mais veloz do que nas cepas anteriores – se preparando para retomar as restrições de aglomeração e eventos que reúnam grande número de pessoas. Por ora, como definiu o governador João Dória, ainda não se vai mexer com o horário do comércio e de serviços. O certo é que voltamos aos momentos apreensivos da pandemia, quando ainda não se sabe o que poderá acontecer nos próximos dias e meses. Ver as autoridades mais cautelosas (que nos anos anteriores) com a imposição de restrições às atividades econômicas é interessante. Mas é preciso ter a eficiente avaliação de como será possível manter essa situação. Sete Estados já adotaram medidas restritivas.

Diferente da virada de 2019 para 20, quando a pandemia já eclodia na China e o mundo nada fez para evitá-la, temos hoje todas as preocupações para nos preservar do ataque da ômicron e de outras cepas que possam chegar ao nosso território. As autoridades de saúde hoje já possuem estudos sobre a pandemia e suas formas de ataque. É preciso muita observação em relação às novas cepas do vírus e a possível interação.

Estamos num ponto onde o grande conselho é cuidado. Ninguém se prejudicará se mantiver o distanciamento, a não aglomeração e os cuidados sanitários básicos. E os governos e autoridades de saúde têm o dever de oferecer a estrutura de tratamento àqueles que vierem a se contaminar. Os milhares de brasileiros que fugiram da vacina têm de por a mão na consciência e – acima disso – pensar na própria saúde. Está provado que o vacinado corre menos riscos e mesmo que pegue a Covid, é mais difícil vir a desenvolvê-la na foram grave e mortal.

Toda atenção é necessária nesse quadro incerto e ameaçador. Esperamos que, desta vez, mesmo em sendo um importante ano eleitoral, os políticos não dêem sequência à nefasta discussão em torno da pandemia com o objetivo de ganhar votos. Isso é, no mínimo, desrespeito aos mais de 620 mil brasileiros que morreram e aos milhares que restaram sequelados nesse episõdio de saúde. Os que tentarem tirar proveito político disso, principalmente atracando o adversário, merecem toda a repulsa popular e a melhor delas: a negativa do voto...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.