Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No meu tempo de meninice não havia: televisão, gravador, avião supersónico, telemóveis, e poucos possuíam carro. De Internet nem se pensava.

As comunicações faziam-se por: carta, telefone, rádio ou pessoalmente; ninguém sentia falta dessas “modernices”, que, agora, são indispensáveis

A vida era mais tranquila. As crianças brincavam descuidadamente, na rua, e os pais nem se lembravam que pudessem ser atropeladas ou raptadas.

Éramos mais felizes?

Julgo que não. A tranquilidade, a segurança, e a vida pacata, era o dia-a-dia. Parecia-nos natural.

Havia mais intimidade e mais convívio entre as famílias. Namorava-se, por carta, se o “ príncipe” morava afastado ou para lhe declarar afeto.

A carta era inviolável ou quase, porque havia quem conseguisse lê-la, abrindo-a ao vapor de água, ou a polícia secreta, se desconfiasse, violava-a com a colaboração do pessoal do Correio.

Agora com a Internet e telefone móvel e fixo, estamos à mercê de todos.

Num grupo de amigos, vim a saber o que aconteceu a senhora, que se separou do marido:

Para manter privacidade, alterou os códigos, que usava na Internet, e mudou o número do telefone.

Decorridos meses, ficou atónita, ao saber que as amigas recebiam mensagens, narrando intimidades de seu passado, e informações, e palavras degradantes.

Conseguira entrar-lhe no computador, com auxílio de amigo, perito em informática. Infelizmente não é caso único.

A Internet, que cada vez é mais usada, não permite intimidade. Através dela, descobre-se todos os segredos. O hacker é dono do mundo: avaria computadores, vigia-nos, rouba-nos endereços, retira e substitui fotos. Enfim devassa a nossa vida.

Não há forma de fugir. Somos obrigados a “ denodarmo-nos” diante dos informáticos e seus “amigos”…

Antigamente, a violação de correspondência e escuta telefónica, era crime; agora já há quem considere que não. Varia, consoante o “desnudado”… e interesses de ocasião…

Humberto Pinho da Silva -  Blogue luso-brasileiro: "PAZ" - http://solpaz.blogs.sapo.pt/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.