Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Todos os ocupantes de cargos públicos que pretendem concorrer às próximas eleições - a presidente da República, governador, senador e deputado (federal ou estadual) -  deixaram seus postos na última s exta-feira. Exceção aos ocupantes de cargos executivos que concorrem ao mesmo posto (presidente e governador) e aos parlamentares, que não necessitam se afastar  para participar da campanha. A tendência é que os governos e suas repartições passem a produzir melhor porque os que ali estavam com o objetivo de conquistar votos já foram para o terreno da batalha que, cada ano que passa, é mais árdua, mal-educada e até desumana. A polarização ideológica leva os homens (e mulheres) ao cometimento de grosserias que não lhes foram ensinadas em casa, na escola e nem na sociedade.

Para cumprir sua finalidade básica – escolher os melhores dos concorrentes para cada posto – a campanha não poderia ser calcada na troca de ofensas e na descontrução do adversário, como temos visto ocorrer pelo menos nas últimas dez eleições. Os ocupantes dos postos recorrem a todos os artifícios para não serem derrotados, e os seus adversários, usam carga semelhante no sentido oposto. E o eleitor, em vez de participar do momento cívico onvindo propostas de trabalho e solução de problemas, acaba presenciando a lavação de roupa suja e, conforme a pressão empregada, opta por uma das teses negativas e desqualifica o seu voto. Em vez de votar naquele que lhe pareça o melhor para governar e legislar pela comunidade, deposita sua preferência pelo que bate mais forte. Com isso, todos perdemos e a população torna-se cada dia mais crítica, insegura e violenta.

A reeleição para cargo executivo – criada em 1997 – foi um casuísmo criado para atender ao interesse do presidente de plantão – Fernando Henrique Cardoso – que reuniu os votos necessári os para aprová-la no Congresso Nacional. Mas acabou atendendo aos seus sucessores, que a criticaram na época da instituição, mas depois dela se aproveitaram. Lula e Dilma reelegeram-se, Michel Temer abriu mão porque o clima político era ruim depois do “impeachment” de Dilma, de quem era vice-presidente. Mas Jair Bolsonaro, que também defendeu o fim deste instituto, será agora candidato ao segundo mandato.

A permissão para o titular do Executivo ser candidato no pleno exercício da função – apesar de todas as restrições da lei eleitoral – acaba por beneficiá-lo. Para perder a eleição quando está à frente do governo, o candidato tem de ser muito ruim ou feito algo que impacte negativamente a sua imagem. Bem sabem disso os presidentes, governadores e prefeitos que já passaram pelo processo. Para nós, eleitores, também é incômodo, pois quando o eleito não é de nosso agrado, temos oito anos para suportá-lo. Talvez daí venha o crescente desinteresse da população sobre as eleições, justificado pelo crescente número de abstenções e votos nulos e brancos. No próprio interesse, o cidadão comum só deveria votar em candidato que tenha o fim da reeleição como programa de governo. Isso porque essa janela aberta na legislação eleitoral só favorece quem está no poder e – logicamente – prejudica os demais. Pode, também, ser uma alavanca para a corrupção o nde interessados em vantagens no governo se esforçam para reeleger o governante com quem já tem acordo. A reeleição para o Executivo é contrária à democracia.

Os candidatos que vierem a se apresentar para 2 de outubro farão um grande favor ao país se realizarem sua campanha com propostas e sem ofensas. Poderão baixar a bola do embate político e qualificar melhor o voto. A polí ;tica de “sangue no olho” que temos presenciado é destrutiva, denuncia um povo em retrocesso e fatalmente, pode levar até à morte candidatos, eleitores e terceiros de boa-fé e má localização. Precisamos acabar com tudo isso. Só assim poderemos continuar confiando no Brasil como país de um grande futuro.

Cuidem-se e não prejudiquem o desenvolvimento da política e da sociedade.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.