Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apesar dos problemas causados pela pandemia da Covid-19 e do ameaçador reaquecimento da dengue, a economia do país passa por um bom momento. Tanto que bancos, consultorias e o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisaram a elevação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro antes prevista em 0,3% para 0,8% neste ano. São fatores que alavancam o crescimento a alta nas vendas do varejo, a liberação dos saques no FGTS e a valorização internacional dos produtos que exportamos. No mês de março, por exemplo, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 14,53 bilhões, um recorde para o mês,  29,4% maior que o realizado no mesmo período do ano pa ssado. Num tempo tão conturbado, isso é prova de vigor da economia.

A bestial guerra política que se trava em ambiente polarizado tem levado os agentes dessa luta a tentar fazer o povo acreditar que o país está quebrado por culpa de seus adversários. Mas o melhor é verificar que o país “não está quebrado” e que seu desempenho econômico pouco depende dos políticos, bastando que estes não atrapalhem (mas infelizmente, atrapalham). É de se esperar que os candidatos deste ano façam campanhas propositivas e digam claramente ao eleitor o que pretendem realizar caso sejam eleitos. Chega de culpar o adversário, mesmo que esse reconhecidamente tenha alguma culpa. Não é no âmbito de uma campanha eleitoral que se vai corrigir os vícios e descaminhos. Isso é um problema que se arrasta por décadas e demorará um bom tempo para se resolver.

O agronegócio é o grande trunfo brasileiro dentro de um planeta que corre o risco da escassez de alimentos para a população que já chega a quase 8 bilhões de indivíduos. A tecnologia que desenvolvemos para produzir mais em menor espaço somada à disponibilidade de terras, nos coloca em posição de vanguarda. Só não vêem isso os contumazes rufiões da ecologia, que desenvolvem o ativismo político e disso tiram vantagens em vez de proteger o planeta e o meio ambiente. O ecosistema é apenas a bengala que usam para buscar seus objetivos e, principalmente, ganhos em larga escala. O certo é que somos grandes produtores de grãos e de pecuária e ainda temos uma boa folga para aumentar a atividade sem adentrar às terras de preservação, hoje escandalosamente transformadas em munição política.

O maior problema brasileiro – e que faz a população até passar fome – é a má distribuição da renda. Governo e sociedade precisam trabalhar para  garantir oportunidade de trabalho e renda à população. Os desempregados precisam ser oportunizados e estimulados a buscar qualificação e colocação no mercado de trabalho. Na medida do possível, os programas sociais que distribuem auxílios sem contrapartida têm de migrar para a condição de atividade econômica. É necessário encontrar os meios para seus integrantes em idade laboral terem ocupação lícita e possam voltar a se orgulhar de viver às próprias custas e não da caridade oficial ou particular. Caridade só para os desvalidos que, via-de-regra, em alguma fase da vida, já produziram e contribuíram para a economia nacional.

Quando se passa os olhos sobre as condições gerais brasileiras,.chega-se à conclusão de  que os nossos problemas não são rigorosamente de escassez, mas de má distribuição dos recursos, falta de estruturação adequada nos serviços públicos e vícios que sempre atravancaram a Nação e, dia mais, dia menos, terão de ser enfrentados e combatidos para deixarmos de ser o eterno país do futuro e adentrarmos a um presente que favoreça a todos os brasileiros. O principal já temos na economia, gerada por muito trabalho da iniciativa privada e por ações onde o governo não os atrapalhou. Precisamos agora encontrar o equilí brio, onde o setor privado possa atigir o máximo de sua capacidade e o poder público abandone os vícios e também atue de forma moderna e sustentável para beneficiar a todos os brasileiros e não apenas uma parte privilegiada da população, como o funcionalismo de supersalário. Temos, por exemplo, de reduzir a grande diferença entre o maior e o menor salário para, na divisão do bolo, cada cidadão ter garantida a parcela que lhe seja justa e suficiente para seu sustento... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.