Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

15 de outubro, Dia do Professor. Data em que olvidamos principalmente à infância e juventude para encontrar, ainda que na maioria das vezes em memória, aqueles que nos facultaram as letras e as técnicas de melhor utilizá-las. Com elas nos tornamos cidadãos úteis e aprendemos a nos manter e evoluir social e economicamente, mercê daquilo que nos foi dado a conhecer e das oportunidades que o mercado nos proporciona.

Venho daquela época em que todas as famílias almejavam suas moças como professoras. As vocacionadas enfrentavam as dificuldades da época em formação e colocação profissional e triunfavam. Via-de-regra, aceitavam o desconforto de lecionar em distantes escolas rurais, de onde só retornavam para casa nos finais de semana. Naquele tempo eram poucos os que podiam ter automóvel e os transportes coletivos eram limitados, exigindo grandes caminhadas complementares. Pela sua formação e índole, a professora era a orientadora e guardiã das crianças que as mães lhe confiavam. Costumava ser dócil mas exigente e  respeitada tanto pelos alunos quanto pela comunidade. Não é àtoa que deixaram saudade.

Lembrar que todos os demais profissionais dependeram de professores para a sua formação e treinamento é lugar comum, mas também é uma das mais perenes verdades. Mesmo quando estamos aprendendo uma profissão ou ofício, quem nos ensina é o professor que, além de conhecimento e habilidades no ramo de trabalho escolhido, tem a didática que torna mais facil e eficiente o nosso aprendizado.

A evolução da sociedade e o avanço tecnológico exigem atualização continuada dos métodos de educação e de seus aplicadores. O antigo e popular recurso da palavra+giz hoje esta acrescido de lousa eletrônica, computador, tablet, smartphone e outros produtos e serviços que oportunizam o ensino tanto presencial quanto à distância. Foi isso que, mesmo com as dificuldades, evitou que milhares de estudantes de diferentes níveis ficassem totalmente privados do aprendizado durante a pandemia do coronavírus. Na emergência, mestres dedicados e com bom conhecimento acumulado foram capazes de agrupar as aulas dentro dos processos e equipamentos eletrônicos que o aluno acessou remotamente. A figura do professor se destaca e merece todo o respeito pelo trabalho que realiza, muitas vezes em condições que não são as ideais..

Lí a publicação de um festejado articulista ligado à área da educação que, metaforicamente, anunciava vaga para contratar um professor "com mente de Prêmio Nobel, transbordando criatividade de artista genial, um corpo de fuzileiro naval, a paciência da Santa Irmã Dulce e o equilíbrio de um lama septuagenário do Tibete". Se esse mestre existir, vai melhorar em muito a qualidade do ensino. Professores inteligentes e preparados, com os dotes ali descritos, total comprometimento com os currículos das escolas onde trabalham e nenhum alinhamento ideológico. No ambiente escolar, o que menos interessa é o posicionamento político do professor, que tem todo o direito de tê-lo mas não de externá-lo ao alunado durante as aulas. Ali ele é o grande transmissor do conteúdo programático do estabelecimento e este não contempla militância, seja ela de esquerda, de direita centro ou de qualquer outra eventual tendência. A tarefa de ensinar é uma verdadeira arte, talvez um sacerdócio, e exige respeito que alguns – infelizmente – ainda não conseguiram compreender e por isso fazem questão de ignorar. Oxalá todos se conscientizem e compreendam que educação e política partidária ou ideológica são importantes no contexto da sociedade, mas cada qual no seu devido lugar. Jamais praticadas num mesmo espaço.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.