Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A eleição presidencial de 2022 por motivos diversos têm se convertido num plebiscito. O primeiro fator é a quantidade de candidatos considerados relevantes que têm desistido do pleito. As prévias do PSDB em novembro de 2021 foram marcadas pela desorganização e disputas internas. João Dória sagrou-se vencedor em meio à falha do sistema e aplicativo contratados pelo partido para fornecer resultados idôneos e instantâneos. Não houve consenso nacional no interior do PSDB, conduzindo a disputas entre apoiadores de Dória e Eduardo Leite. Níveis abaixo dos 5% nas pesquisas enfraqueceram o nome Dória, levando a sua desistência à candidatura e apoio do PSDB à Simone Tebet (MDB), que parece ter herdado de Dória a pouca popularidade e baixos índices de intenção de votos entre os eleitores.

No primeiro semestre de 2022, o ex-juiz federal e algoz de Lula, Sérgio Moro (União Brasil), não decolou nas pesquisas. De aspirante a político tornou-se hoje isolado, caindo no ostracismo, na vontade de ser presidente talvez não consiga nem ser senador. Outro nome relevante que não engrenou nas pesquisas é o de Ciro Gomes (PDT). Ao buscar se tornar mais popular e próximo dos eleitores desiludidos com Bolsonaro e Lula, Ciro caiu na armadilha das redes sociais em seu canal no Youtube. Primeiro ao insistir na pauta da condenação de Lula; segundo, com o seu protagonismo no que deveria ter sido um debate, mas que se tornou um monólogo infantilizado contra o humorista Gregório Duvivier. O resultado foram índices nas pesquisas inferiores sempre a 8% ou 9%.

As fraquezas de Ciro, Dória e Moro acabaram por fortalecer os nomes já bem conhecidos do eleitorado, Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Trata-se da primeira vez da história do Brasil em que dois presidentes disputarão uma mesma eleição. Este é o principal fator que fornece às eleições de 2022 características de um plebiscito, sobretudo quando vivenciamos um regime democrático, que desde 1988 permite eleições livres e com direito universal ao voto, incluindo analfabetos. Este elemento ao lado do fato de que dois presidentes concorrem em 2022 ao cargo Executivo evidenciam o tom de plebiscito dessa eleição.

Eleitores que se consideram conservadores ou de direita observam em Bolsonaro um defensor das pautas dos costumes, tendo como fundamentos visões ortodoxas religiosas, a defesa da pátria, o combate à corrupção e o objetivo de neutralizar o comunismo no país. No entanto, o mandato de Bolsonaro, eleito em 2018, foi marcado por sigilos de cartões corporativos, controle sobre as investigações da Polícia Federal e Procuradoria Geral da União, presidida por Augusto Aras, aumento da violência policial contra a população negra, violações dos direitos indígenas e destruição de florestas, além do aumento da miséria, da fome e da inflação. Bolsonaro atacou a legitimidade das urnas eletrônicas e o processo eleitoral; promoveu discursos antidemocráticos ao atacar o Supremo Tribunal Federal e elogiar e buscar reviver o Golpe de 1964.

Quanto aos eleitores de Lula, há a defesa de que o ex-presidente foi capaz de reduzir a fome e a desigualdade com políticas de bem-estar social. Apesar de ainda haver divergências entre a absolvição e inocência de Lula em torno das investigações de Sérgio Moro, Lula reapareceu no cenário político como liderança de consenso sobre maioria dos partidos de esquerda (PSOL, PSB e PCdoB) e mesmo entre membros do PDT, partido de Ciro. Lula tem alcançado apoio e diálogo com a centro-direita, aproximando-se de nomes importantes do PSDB, como Geraldo Alckmin (hoje PSB) e candidato a vice de Lula, entre outros partidos como o PSD de Kassab e setores do MDB de Renan Calheiros. Esta estratégia é personificada pelo discurso petista como sendo representante da defesa da democracia e de suas instituições, e do sistema eleitoral, contestados por Jair Bolsonaro.

Paulo Niccoli Ramirez é professor da ESPM, da Casa do Saber e da Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Autor dos livros “Sérgio Buarque e a Dialética da Cordialidade” (EDUC, 2011) e “Ética, cidadania e sustentabilidade” (SENAC, 2021).(william.lara@novapr.com.br)

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.