Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos dias de hoje, vemos uma geração em que tudo parece fácil, descartável. O casamento, assim como a vida real, não é contos de fada igual ao de um filme romântico. A vida real é dura e precisa ser enfrentada, não dá para “enjoar” e trocar como se fosse um objeto descartável.

Hoje, é comum escutarmos: “Vou casar, mas se não der certo, separo”. Você sabia que, se você casar assim, seu casamento pode ser considerado nulo pela Igreja? Ou seja, nunca existiu.

Neste ano, Filipe e eu completamos 19 anos de casados. Enfrentamos de tudo que um casal comum já enfrentou. A vinda das crianças, as doenças, aprender a amar e a respeitar a família um do outro. Enfim, casamento real não é conto de fadas. Primeiro, veio a paquera, depois o namoro de um ano, o término do namoro e, depois, mais quatro anos de namoro. Esse foi um tempo importante para nos conhecermos, e só depois veio o noivado e o casamento.

O casamento é um relacionamento para a vida toda

Não existe príncipe no cavalo branco. Sempre brinco com minhas amigas (aquelas que ainda não arrumaram namorado) que é preciso estarem atentas à voz de Deus. Ele sempre nos fala de diversas maneiras, e é preciso perguntarmos a Deus se aquela pessoa que gostamos é a que Ele escolheu para nós, porque Deus tem um plano de salvação e de felicidade para cada um de nós.

Comigo e com o Filipe foi assim. Não tive dúvidas de que ele era o homem que Deus havia escolhido para que vivesse o resto da minha vida. Mas perguntei a Deus primeiro, e tive todo o tempo do namoro para conhecer o Filipe e para aceitar seus limites e vice-versa. Conhecemo-nos para não nos casarmos enganados. Eu o amava e sentia o seu amor, mas temos grandes diferenças de criação, pois ele foi educado de um jeito, e eu de outro.

No início do namoro, o que era importante para mim não era tão importante para ele, mas, por amor a mim, ele abria mão e, desse modo, eu também agia. Casamento sem respeito pelo tempo do outro, sem humildade de pedir perdão e aceitar o perdão, sem diálogo, não sobrevive aos anos.

Conselhos de Francisco

Neste tempo em que tudo é muito provisório, onde poucos têm coragem de assumir compromissos definitivos, Papa Francisco nos dá uma receita: “O matrimônio é um trabalho de ourivesaria, que se constrói, todos os dias, ao longo da vida. O marido ajuda a esposa a amadurecer como mulher, e a esposa ajuda o marido a amadurecer como homem. Os dois crescem em humanidade, e essa é a principal herança que deixam aos filhos”.

Segundo Papa Francisco, são três as palavras mágicas para fazer o casamento durar: “Posso?”; “Obrigado” e “Desculpe”. E finaliza: “Jesus, que nos conhece bem, ensina-nos um segredo: que um dia não termine nunca sem pedir perdão, sem que a paz volte para a casa. Se aprendermos a pedir perdão e a perdoar aos outros, o matrimônio durará, seguirá em frente”.

Que Deus abençoe seu casamento! Esse é o meu desejo para sua família.

(Canção Nova)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.