Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em meio a um turbilhão de notícias do dia a dia, um novo debate surge com a premissa de mais uma vez polarizar a sociedade. O Projeto de Lei (PL) 2.630/2020, elaborado com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas recentemente foi aprovado no Senado Federal e, ao que tudo in dica, es tá longe de ser uma unanimidade.

Sim, a produção e o compartilhamento de notícias falsas devem ser repudiados e combatidos, evitando assim que prejudiquem pessoas, empresas, causas e tudo mais o que uma mentira pode destruir em apenas um clique.

Por outro lado, o PL, que é denominado como Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, levantou questionamentos e segue dividindo opiniões. Entre os pontos que causam divergências, está a possibilidade de rastreamento de mensagens em aplicativos, como o WhatsApp. Os defensores da iniciativa dizem que a partir desse dispositivo ficará mais fácil identificar o responsável pelo compartilhamento de conteúdo falso. Em contrapartida, especialistas afirmam que tal ação fere o direito ao sigilo nas comunicações.

No Senado Federal, o assunto também gerou bastante polêmica e discordância entre os parlamentares, uma vez que o PL 2.630/2020 foi aprovada com 44 votos a favor e 32 contrários, além de quatro relatórios que precisaram ser apresentados antes da votação. Em consulta pública sobre o projeto feita no site do Senado, foram 424,8 mil votos contra o PL das fake News e 352,2 mil a favor, comprovando que o entendimento sobre o assunto está longe do fim.

Em um mundo quase 100% digital, é imprescindível combater a disseminação de fake news nas redes sociais, mas, ao mesmo tempo, é preciso garantir o direito à liberdade de expressão. Diante de tanta polêmica, como chegar a um denominador comum? Essa é a equação que a Câmara dos Deputados terá de resolver. Pelo bem da democracia, vamos torcer para que os parlamentares estejam com a matemática em dia.

Antonio Tuccílio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.