Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A liberação, pelo Supremo Tribunal Federal, da formação das federações de partidos  - instituídas pela Lei nº 14.208, de 28/09/21 – é um avanço. A corte reconheceu por 10 votos a 1 (divergência do ministro Nunes Marques) a constitucionalidade da medida e dilatou de 2 de abril para 31 de maio o prazo para a sua adoção com validade jápara as eleições deste ano. A divergência foi levada ao STF pelo PTB, que argumentou ser o processo federativo apenas uma “recauchutagem” das coligações, proibidas na reforma eleitoral de 2017. Partidos interessados em se federar reclamaram da exiguidade de tempo para as tratativas. O PSDB tem conversações para se un ir ao Cidadania e o PT busca o mesmo com PSB, PV e PCdoB. Aponta-se, ainda, possíveis entendimentos entre PV, PCdoB e PSOL.

Diferente das coligações, que eram montadas exclusivamente para as eleições e desfeitas em seguida à apuração dos votos, a federação terá de perdurar pelos quatro anos de duração do mandato cujos eleitos se beneficiaram da união partidária. E o partido que sair perderá verbas oficiais e o acesso ao horário eleitoral de rádio e TV. Os ministros viram nesse diferencial a forma de aperfeiçoamento e, por isso, homologaram a nova situação.

A federação também não é a fusão de partidos – como a que o TSE acaba de aprovar para a transformação do DEM e do PSL em  União Brasil – porque, mesmo com validade fixada em quatro anos, é um processo provisório que pode resultar tanto em futura fusão quanto em revogação com cada parceiro retomando à situação anterior. Atende, no entanto, aos interesses imediatos para que maior número de agremiações e tendências possam se apresentar nas eleições em melhores condições do que fariam individualmente.

A vida partidária brasileira sempre foi tumultuada. Reflexo da política dominante de cada época, desde os anos 30 do século passado, partidos foram criados, extintos e até banidos. O último revés ao sistema deu-se em 1965, quando o governo militar extinguiu os 13 partidos políticos existentes e criou o bipartidarismo com Arena (situação) e MDB (oposição), que perduraram únicos até 29 de novembro de 1979, quando o Congresso reativou o pluripartidarismo. A partir daí recompuseram-se algumas das legendas e criaram-se novas. Hoje temos 33 partidos registrados e mais de 70 fundados e com pedidos de registro no TSE, um número exagerado, que inviabiliza a vida orgânica da maioria deles e enseja dist orções que os fazem inúteis ao processo eleitoral e à democracia representativa.

Se evoluir, a federação de partidos poderá reaglutinar forças que, por razões irrelevantes ou até pessoais, provocaram os “rachas” e a constituição de novas e inviáveis siglas. Desde 1985  - ano em que os militares deixaram o poder – o país vive o irreal clima de “festa democrática”. Evoluímos, mas muitos enganos foram cometidos. Um deles, sem dúvida, é a fragmentação partidária, que levou a maioria dos partidos à inutilidade. Espera-se que com a oportunidade ora surgida, os verdadeiros líderes políticos tenham a necessária sensibilidade para reconstruir os partidos e deles fazer o elo entre o eleitor e o eleito para, com isso, p romover o reencontro do povo com seus representantes, ora desprestigiados e muito mal avaliados.

 Um partido político só é sustentável se tem a possibilidade de participar do processo eleitoral com chances de eleger governantes ou pelo menos uma boa representação parlamentar. Sem essa expectativa, não tem razão de existir e isso deveria ser estabelecido pela já existente clausula de barreira que, até o momento, ainda não produziu efeitos. É preciso eliminar os pesos mortos que, no formato atual, de partidos sustentados por verbas públicas, nada produzem mas custam caro ao país.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.