Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Artigos e Opinião 25/05/2021  08h25

Frio chegando

O inverno está chegando, pois já estarmos quase no fim de maio. É, estamos ainda no outono, mas o frio já chegou. Aquele tempinho bom de colocar uma roupa mais quente, fazer pão em casa e deixar aquele cheirinho delicioso tomar a casa inteira, junto com o cheiro do café feito na hora, aquelas sopas maravilhosas que em outras épocas a gente não tem oportunidade de degustar, o chá perfumado e fumegante, etc., etc.

Dias de se aconchegar com os nossos entes mais queridos, com a família, com os amigos, pois na casa da gente ou na casa dos outros, é muito bom nos reunirmos, nos aproximarmos mais. Pena que este ano isso não é possível, pois este é o tempo de colocar todos à volta da mesa para convivermos mais, convivermos mais, nos aproximarmos mais. Mas tudo vai passar e no inverno do próximo ano as coisas serão melhores.

O frio antecede a sua estação e, com o frio, a gente já vê a chegada da tainha, o prato principal do inverno, aqui em Santa Catarina, juntamente com o pinhão. Os cardumes vêm em junho, quando são pescadas toneladas, mas este ano já foram pescadas alguma toneladas. Já disse em outra oportunidade que inverno sem tainha não é inverno e o fato de ter esfriado nos traz a presença da vedete das nossas mesas nos dias frios do litoral.

Até o manacá-da-serra, o jacatirão de inverno, já está florescendo, também por antecedência, pois o tempo dele é junho, julho. Tenho visto pés de manacá-da-serra pejados de botões, uma abundância de promessas de cores no nosso inverno. E outros pejados de cores. Só faltava a azaleia não atrasar este ano e se adiantar um pouco para o inverno todinho se deslocar para mais cedo.

Mantas, cobertores, casacos, meias e, quem sabe, luvas, cachecóis, botas, todos a postos. O inverno está aí. E as cores também. Porque inverno não quer dizer ausência delas, vejam a quantidade de flores que temos na estação dos galhos secos por causa do frio: temos jacatirões (manacás-da-serra), azaleias, flamboiãs, ipês, bouganvílias, cerejeiras japonesas, orquídeas, cravos, begônias, lírios, gérberas, camélias, magnólias, etc., etc. O inverno é aconchegante e colorido. Inverno é vida.

Mas, como acabei de ouvir, sentir frio é até bom, eu gosto, mas passar frio, não. E precisamos pensar nas pessoas menos favorecidas, nas pessoas em situação de rua, precisamos exercitar a nossa solidariedade e providenciar para que eles não passem frio. Se você pode doar roupas, calçados, comida, faça isso. Doe para a pessoa que está por perto ou leve para quem pode entregar a quem precisa. Que todos tenhamos um bom inverno.

Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 40 anos em 2020. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.