Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A troca do comando nas Forças Armadas – parte da substituição de seis ministros do atual governo, inclusive o da Defesa, a quem estão subordinadas as tropas, alimentou as mais ácidas narrativas tanto de opositores quanto de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Viu-se, por se aproximar o dia 31 de março, data em que os militares assumiram o poder em 1964, a possibilidade do presidente ou mesmo de seus supostos adversários militares terem pensado em repetir a dose em 2021. Tudo, no entanto, não passou de elucubração tanto dos que temem quando dos que se simpatizam com a idéia dos militares voltarem ao poder político. Mas, o fluir das mudanças demonstra regularidade no momento e nenhum risco institucional. Afinal, o presidente que, no inicio do mandato, nomeou a todos, tem o direito de substituí-los quando entender necessário ou convenente e nem tem a obrigação de apresentar justificativas, pois os cargos são “seus”. Quando justifica, é por conveniência ou educação.

Os militares brasileiros tiveram atuação política desde o império, proclamaram a República e foram “políticos” até o regime de 64, quando o então presidente, general Castello Branco, editou os regulamentos que os impedem de alternar a atuação entre a vida militar e a política. Desde então, todo fardado, quando assume posto eletivo, passa para a reserva e não volta mais à caserna. Recorde-se que o general Eduardo Pazzuelo, que ainda é da ativa e até dias atrás esteve ministro da Saúde, chegou a ser cobrado a fazer sua opção e, mesmo não a tendo feito, dificilmente retornará a posições-chave nos quartéis. A tendência é que continue ocupando posições no governo.

Os 57 anos que nos separam de 1964 e os 36 passados desde 1985 (ano em que os militares deixaram o governo) mostram grande diferença nas Forças Armadas daquelas épocas e de hoje. A quase totalidade dos militares de 64 já não vive mais e os de 85, mesmo vivos, não estão mais na ativa. As tropas de hoje são formadas por soldados formados depois do período em que quartel e política se fundiam. São predominantemente cultores do militarismo de Estado. Tanto que o ex-comandante do Exército produziu as recentes declarações – de que militar não entra na política e política não entra no quartel – tidas como motivo de sua saída do posto. O certo é que o militar contemporâneo não ambiciona a política, diferente dos do passado que, mesmo se não ambicionasse, acabava dela participando como forma de conter fragilidades que pudessem abalar o país e as instituições. Isso faz o momento muito diferente daqueles em que ocorreram ruptura e desruptura institucional.

São inconsistentes as afirmativas de que Bolsonaro tencionaria o golpe (afinal, ele já está no poder através do voto) ou de que qualquer opositor seu o afastaria por instrumento diferente do que as eleições. Por mais que existam simpatizantes de 1964 ou de ditaduras – de direita ou de esquerda –, eles são insuficientes para formar uma massa significativa. Um golpe é algo fora de perspectiva e só ocorreria em situação especialíssima de insurreição e desobediência civil nacional.  É por isso que temos de insistir nas reformas do Estado, inclusive na político-eleitoral para que a representação popular readquira o prestigio perdido durante as crises dos últimos anos, e o povo volte a ter motivação para votar e confiar em seus representantes.

Os políticos de todas as tendências – até por uma questão de sobrevivência – deveriam abandonar as teses extremadas, que só servem para tumultuar a vida nacional e em nada contribuem para a solução dos problemas. Precisamos compreender que, mesmo imperfeita, temos a democracia implantada e vigente. O melhor a fazer é buscar o seu aperfeiçoamento e jamais investir na inviabilidade. Temos uma longa tarefa pela frente, que começa pelas reformas administrativa, econômica, política, eleitoral e outras. Não devemos descartar nem a possibilidade de uma ampla reforma constitucional. Mas é do interesse geral rechaçar todas as formas de ruptura e extremismo, pois elas levariam ao sofrimento do povo e ao atraso do país...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.