Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Já virou rotina ler depoimentos de desprezo da Justiça brasileira por uma importante parcela da população. O pior é que, infelizmente, quem está no comando do Judiciário faz por merecer a crítica. Mas, como defender uma instituição que deixa corruptos e traficantes à solta?

Os problemas não param aí. Além de ser falha e muitas vezes prestar um serviço de baixa qualidade, Justiça brasileira é uma das mais caras do mundo. Nos últimos 30 anos, os magistrados brasileiros se transformaram em uma classe extremamente onerosa, com privilégios e benesses cada vez mais extravagantes. Além disso, a Justiça devora consideráveis recursos financeiros, muitas vezes garantidos sem nenhum controle.

Segundo os números disponíveis, a Justiça brasileira gastou mais de R$ 100 bilhões em 2020. Isso é o dobro do auxílio emergencial que será pago em 2022. São 433 mil funcionários e quase 18 mil juízes. Sabia que o custo do Judiciário equivale a quase 1,3% do PIB?

Isso significa que o Brasil gasta três vezes mais que a Alemanha, o país com o melhor sistema Judiciário da Europa.

Se isso não bastasse, a Justiça vai gastar R$ 3 bilhões na reforma dos seus prédios e na construção de novos. Parece que Suas Excelências não cabem nos atuais.

Todos os dias temos uma surpresa no Brasil. Prestar péssimos serviços à população e gastar o dinheiro do povo são sempre recompensados.

Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) - Ana Livia Lopes/analivia@textoassessoria.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.