Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A avenida Paulista voltando a funcionar como “rua de pedestres” um ano e quatro meses depois que essa prática de lazer popular foi suspensa em razão da pandemia, traz um certo alívio aos paulistanos. E ao Brasil todo, porque o que acontece na maior cidade do país,  repercute nacionalmente. A alegria de artistas, ambulantes, moradores da cidade e turistas, registrada na manhã de domingo, é contagiante e pode servir de parâmetro para iniciativas do gênero em outras localidades e regiões. É verdade que foi apenas a primeira experiência e a Prefeitura deverá repeti-la no próximo domingo, liberando a via para o povo, também no período das 8 às 12 horas. Se nenhum reflexo negativo – especialmente o surgimento significativo de casos da Covid entre os freqüentadores - logo poderemos ter de volta a avenida de lazer entre as 10 e 18 horas, nos domingos e feriados, conforme ocorria antes do mal sanitário chegar.

Importante registrar que foram poucos os presentes sem máscara ou com ela mal posicionada. Mas eles receberam orientação e até o protetor dado pela equipe que se fez presente ao local para monitorar a observância das regras de segurança contra a proliferação do vírus. A experiência só foi possível, temos de reconhecer, porque 70% da população já receberam pelo menos a primeira dose da vacina e o trabalho de imunização agora está seguindo rápido. A diminuição dos mortos entre as faixas etárias já vacinadas e das internações, especialmente nas UTIs (para onde vão os pacientes graves), é outro parâmetro levado em consideração para trazer o público de volta para o lazer dominical na avenida. Com o quadro sanitário melhorando, não será de se estranhar se em pouco tempo estivermos recebendo a autorização para sair às ruas sem máscara, como já ocorre nos Estados Unidos, Espanha, França, Israel, Itália, Nova Zelanda e outros pontos do planeta que já imunizaram a população e controlaram o avanço epidêmico.

Finalmente, depois de muita discórdia – inflada pelo nefasto apetite político dos que tentaram obter o prestigio eleitoral para as disputas de 2022 à custas da doença e morte de milhares de brasileiros – estamos reconhecendo o Brasil vacinador. A expertise que adquirimos por décadas de vacinação contra diferentes males é agora empregada e a população já é maioria imunizada. Espera-se que os últimos que ainda tentam auferir lucro com o sofrimento do povo, acordem e parem com isso. Se quiserem concorrer e até se eleger, façam campanhas decentes e propositivas. Não queiram chegar lá pela dor do povo. Isso é, no mínimo, imoral.

Quanto à população, é importante que ao participar das iniciativas de volta à normalidade – tanto no lazer quanto nas atividades laborativas – não se descuide das precauções para evitar novos surtos da Covid. Precisamos nos garantir para gradativamente reocupar os espaços onde antes circulávamos e fazíamos nossas vidas. Ninguém sabe, ainda, qual o grau e circulação do vírus e os riscos concretos que corremos por aglomerações, negligência com a máscara, lavagem das mãos e outros cuidados. É melhor continuar em estado de alerta do que arriscar a adoecer justamente agora quando a pandemia parece estar cedendo. Temos a presunção de que a vacina nos livra de ficar doentes, pelo menos na forma grave, mas isso ainda não é certeza absoluta. Por essa razão, devemos nos manter atentos e evitar qualquer comportamento que possa levar à infecção.

A melhor forma de combater a Covid-19 não é um bom tratamento ou vagas em hospitais e UTI. O bom – e mais seguro – é não ficar doente. E isso só depende de cada um de nós. Se não acabarmos com o coronavírus, ele poderá acabar conosco. Acautelem-se... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)  - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.