Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A tendência de que a pandemia do coronavírus marcha para o fim não está no número de infectados e mortos, apesar deles terem começado a baixar nos últimos dias. Mais significativa é a ação dos gigantes do varejo redesenhando seus negócios, com novos segmentos, incorporações, aperfeiçoamento do comércio eletrônico e investimentos milionários. Os especialistas que dão suporte a esses negócios jamais incentivariam um movimento dessa ordem se não tivessem claras evidências de que em curto prazo o mercado estará normalizado. E, ao vê-los agindo, é conveniente todos nós, desde os titulares de médios e pequenos negócios até o simples cidadão, ficarmos atentos para o novo tempo. Quem não tem capacidade de investimento pode, por exemplo, buscar cursos gratuitos nas respectivas áreas que diferentes instituições vêm oferecendo pela internet. É fundamental a preparação para a concorrência que certamente virá.

Apesar de todos os problemas estruturais, a economia brasileira é altamente dinâmica. Seus empreendedores são arrojados e nos levaram, em algumas décadas, da condição de país eminentemente agrícola a industrializado, sem perder o foco no agronegócio, que hoje responde com 26% do PIB (Produto Interno Bruto). Ao mesmo tempo em que empresas e cidadãos se preparam para o depois da tormenta, é absolutamente necessário que o governo, o parlamento e as instituições se mobilizem pelas reformas –  tributária, fiscal, administrativa e outras  – que já se encontram no Congresso Nacional. O ideal seria retomar o desenvolvimento dentro de novas bases, com o Estado menos oneroso e o pagamento de menos impostos, para sermos competitivos tanto interna quanto externamente. Os preços dos nossos produtos têm de ser compatíveis com os da pauta internacional para podermos com eles abastecer o mercado interno e vender o excedente para outras regiões do planeta. Dessa forma, a remuneração dos meios de produção se converterá em desenvolvimento e bem-estar.

Nas reformas que se desenham no Congresso Nacional, um ponto que muito poderá favorecer o desenvolvimento é a busca do reequilíbrio das receitas dos entes federados. No passado, sob o argumento de combate à corrupção, a maior parte do bolo tributário foi agrupada na União, que faz redistribuição através de fundos de participação de Estados e Municípios. O bom será o dia em que os entes federados tiverem autonomia para arrecadar e aplicar a arrecadação e não haja a necessidade dos repasses de uma esfera para a outra. Mas isso ainda é algo distante, embora não impossível.

Temos um país de estrutura econômica e meios de produção fortes. Eles devem ser incentivados e apoiados para poder irradiar a sua força desenvolvimentista a toda a sociedade. As atividades econômicas têm de gerar empregos, renda e serviços sociais que melhorem a vida da população. O Estado arrecada os tributos e tem o dever de prestar serviços ao cidadão. Infelizmente ainda estamos atrasados nessa área e não há uma conscientização geral nesse sentido.

Além da volta das atividades econômicas, precisamos realizar um amplo movimento de conscientização popular para motivar o povo à luta cívica por seus direitos. Uma das necessidades está em baixar os crescentes níveis de abstenção e de votos bancos e nulos nas eleições. Em vez dessa forma de protesto, seria mais interessante o eleitor informa-se e votar naquele que lhe pareça o melhor entre os candidatos ou, até, no “menos pior”. Havendo essa postura do eleitor, os políticos também serão obrigados e melhorar o nível e, com toda certeza, os incompetentes, demagogos e cuidadores prioritários dos interesses próprios irão gradativamente perdendo espaço e o meio se depurando. Os políticos fazem parte do sistema, assim como nós, os eleitores. Temos de conhecê-los para deles fazer os nossos legítimos representantes e não correr o risco de votar nos que não se alinham aos nossos interesses.

Que venha o novo tempo...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.