Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os episódios que envolvem o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro e pastores que frequentavam o ministério durante a sua gestão têm de ser rigorosamente apurados e as irregularidades punidas, com cada envolvido respondendo integralmente pelo que fez. Sem esse deslinde, o escândalo se propagará no seio do governo, com prejuízos a todos. A Polícia Federal, que já atua no caso, tem todos os instrumentos para saber sem qualquer dúvida a culpa ou dolo de cada envolvido e oferecer os informes que a Justiça necessita para deles cobrar as reparações.

Nos Estados Unidos, o lobby é uma atividade em que empresas, entidades, pessoas físicas e segmentos da sociedade exercem pressão no governo ou representantes políticos, a fim de influenciar na tomada de decisões do poder público em função de seus interesses. É uma atividade regulamentada e aceita como profissão. Importantes figuras atuam como lobistas e assim são respeitadas. Lembro-me, anos atrás, de um embaixador americano no Brasil que, ao deixar o posto, voltou ao seu país para atuar como lobista. Já no Brasil, o termo possui em sua maioria um caráter pejorativo, por ser associado a atos ilícitos. Por se tratar de atividade paralela, até subt errânea, há o conceito de que através dela de comete ilegalidades e favorecimentos indevidos. Mas há um forte movimento na área econômica para que se regulamente e, finalmente, a pressão por atitudes governamentais saia da penumbra e passe a ser exercida com o conhecimento geral.

Criou-se, ao longo da história política brasileira. a idéia de que quem deve lutar pelas coisas de interesse da sociedade é o político detentor de mandato ou os partidos. Eles próprios, em vez de discutir a regulamentação do lobismo, preferem deixá-lo à margem, supostamente para evitar concorrência que pode atrapalhar na hora em que buscam os votos junto ao eleitor. Por conta disso, a atividade é marginal, exercida por quem tem a representatividade de grandes corporações ou cultiva bons amigos e tráfego no governo. Não havendo parâmetros e nem limites de atuação, é comum que um grupo de influenciadores (os nossos lobistas informais) atue de f orma a prejudicar seus concorrentes, que reclamam e acabam judicializando as questões e sustentando escândalos que podem manchar a biografia de governantes, auxiliares e políticos em geral.

De país atrasado e eminentemente agrícola – cujo principal produto de exportação era o café – nos tornamos, em menos de cem anos, uma das dez maiores economias do mundo. Mantivemos a atividade agrícola – hoje tecnologizada e denominada agronegócio – e implantamos um  vigoroso parque tecnológico que se compara aos melhores do mundo em todas as áreas. Deixamos de ser aquele lugar onde o trabalhador, para ser bom, tinha de ter saúde e força para carregar sacos de mercadorias ou pesadas peças. Hoje o mercado exige pessoal capacitado e treinado para operar a tecnologia e se ressente da falta dessa mão-de-obra.

Na definição da Said Farah, jornalista de larga experiência, que inclusive foi chefe de comunicação do Governo Federal, lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos com o objetivo de ser ouvidos pelo poder público. Logo, o lobista jamais poderá ser confundido com corrupto. Pelo contrário, ele é quem, com preparo e conhecimento da área que representa, ao mesmo tempo leva a reivindicação e as informasções do setor ao governo e aos parlamentares. Com sua atuação às claras, os governantes terão mais embasamento para as decisões e os senadores e deputados mais segurança para discutír e votar os temas. Nós , das associações de policiais militares, fazemos parte de um grupo que leva a problemática do setor ao Governo e ao Congresso Nacional e, na regulamentação do lobby, certamente seremos oficialmente constituídos como lobistas dessa importante área da segurança pública. 

O momento aponta para a necessidade de grandes reformas que deixem definitivamente no passado o país atrasado e sem recursos, onde o “jeitinho” foi o insidioso remédio para os problemas, e se passe a aproveitar e bem direcionar tudo o que possuímos e subutilizamos. Temos de crescer como Nação, eliminando leis protecionistas, democratizando o processo eleitoral e administrativo e, se necessário, até reformando a Constituição. Sejamos práticos em vez de extremados burocratas. O mundo globalizado exige essa postura para evitar prejuízos frente aos que conosco concorrem no mercado. Quanto ao Ministério da Educação, que se encontre a solução para os problemas q ue hoje o colocam em pleno mar de suspeitas...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.