Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Escuta Israel” é uma exortação feita por Deus ao seu Povo, que aparece algumas vezes no Antigo Testamento, mas sobretudo é citada por Jesus ao responder sobre a Lei de Deus: “O mais importante de todos os mandamentos é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus é o único Senhor” (Mc 12,29).

Parte fundamental das relações, a escuta aparece como a abertura à comunicação, já que sem ela não há diálogo. E é justamente nesse contexto que o Papa Francisco escolheu dedicar o tema da 56ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações à escuta. O papa fala do “ouvir com o coração”, apontando um caminho para aprimorarmos nossa capacidade comunicativa, fugindo da tão contemporânea pressa em reagir, até mesmo antes de saber o que dizer ou como dizer.

Francisco, na sua mensagem aos comunicadores, afirma que “escutar é decisivo na gramática da comunicação”, mas explica que nem sempre nossa disponibilidade de escuta coincide com a nossa vontade de sermos escutados. Um limite que reflete diretamente na capacidade de compreensão do outro.

Escreve o papa: “Na realidade, em muitos diálogos, efetivamente não comunicamos; estamos simplesmente à espera que o outro acabe de falar para impor o nosso ponto de vista.” Francisco explica que nestes casos acontece o que alguns filósofos chamam de Duólogo, ou seja, monólogo a duas vozes, limitando a verdadeira comunicação, que tem como ponto alto o diálogo.

E mesmo abordando o tema de maneira geral, afinal de contas a escuta é um desafio e uma proposta para todos, o pontífice convida especialmente as pessoas intimamente ligadas aos meios de comunicação a darem atenção a este sentido (escuta). Mesmo sabendo que a tarefa de tantos desses, como os jornalistas, é informar, o papa destaca que essa comunicação pode se tornar vazia se não nascer de uma escuta atenta. E afirma: “Não se comunica se primeiro não se escutou, nem se faz bom jornalismo sem a capacidade de escutar. Para fornecer uma informação sólida, equilibrada e completa, é necessário ter escutado prolongadamente. Para narrar um acontecimento ou descrever uma realidade numa reportagem, é essencial ter sabido escutar, prontos mesmo a mudar de ideia, a modificar as próprias hipóteses iniciais.”

Francisco também chama a atenção para o uso das mídias sociais. Na mensagem, o santo padre apresenta o desafio de se comunicar nesse espaço. Fala do risco de fazer desses meios locais para “espiar” a vida dos outros, e não para ouvir o que se tem a oferecer, e de prestar mais atenção à audiência (visualizações) do que à escuta. E completa com um desabafo: “É triste quando surgem, mesmo na Igreja, partidos ideológicos, desaparecendo a escuta para dar lugar a estéreis contraposições.”

Um tema que Francisco já tinha abordado na exortação apostólica Gaudete et exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual. Ele dedicou um parágrafo inteiro ao tema digital: “Pode acontecer também que os cristãos façam parte de redes de violência verbal através da internet e vários fóruns ou espaços de intercâmbio digital. Mesmo nas mídias católicas, é possível ultrapassar os limites, tolerando-se a difamação e a calúnia e parecendo excluir qualquer ética e respeito pela fama alheia. Gera-se, assim, um dualismo perigoso, porque, nessas redes, dizem-se coisas que não seriam toleráveis na vida pública e procura-se compensar as próprias insatisfações descarregando furiosamente os desejos de vingança. É impressionante como, às vezes, pretendendo defender outros mandamentos, se ignora completamente o oitavo: ‘Não levantar falsos testemunhos’ e destrói-se sem piedade a imagem alheia” (GE, n. 115).

Num mundo que, como afirmou a Madre (Santa) Teresa de Calcutá, se tem mais fome de atenção do que de pão, o chamado a ouvir com o coração, feito por Francisco nesta mensagem, pode nos provocar a uma avaliação da qualidade da nossa escuta. Podemos nos perguntar: Escutamos, ou apenas reagimos? “Só prestando atenção a quem ouvimos, àquilo que ouvimos e ao modo como ouvimos é que podemos crescer na arte de comunicar, cujo cerne não é uma teoria nem uma técnica, mas a capacidade do coração que torna possível a proximidade” (Francisco).

Lizia Costa é jornalista e missionária da comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.