Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os cinco municípios que fizeram parte do projeto-piloto do Programa Enfrenta Brasil, lançado em agosto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que promoveu a integração de forças - União, estados e municípios - esperam agora a segunda parte, concebida para obras sociais que evitem a marginalização tanto do território quanto dos indivíduos. Projetos de esporte, lazer e até oportunidades sociais e de renda deverão manter a população dentro da faixa de cidadania. A fase inicial apresentou a redução da criminalidade que, a bem da verdade, já diminuía antes do programa. Mas, mesmo assim, a iniciativa é válida. Autoridades envolvidas têm como grande interrogação a logística de ações para estender o programa aos mais de 5 mil municípios brasileiros. Isso, com certeza, demandará outras ações, especialmente nas áreas de coordenação e divulgação.

O país viveu décadas na absurda situação em que grupos de pressão política pregavam e promoviam a desobediência civil com o sucateamento das forças de segurança, e as autoridades, temerárias, faziam vistas grossas, interessadas exclusivamente na conquista dos votos que as eternizassem no poder. A simples mudança da ideologia e métodos de governo após a eleição e posse de Jair Bolsonaro teve o condão de arrefecer a criminalidade diante da certeza de que medidas punitivas poderão acontecer. Isso somado ao trabalho do ministro Sérgio Moro em relação ao crime organizado e ao dia-a-dia das comunidades, levou à tendência de baixa no volume de acontecimentos. É lógico, que é só o começo e indispensável o trabalho permanente de controle.

As ações criminosas ainda continuam e seu volume, doravante, a solução vai depender de como as autoridades de segurança encaminhem o controle e, principalmente, a Justiça aplique as penalidades previstas no ordenamento jurídico. Se, em vez da leniente política de menor pena ou até da pena zero, os transgressores passarem a sofrer sérios revezes, a criminalidade cairá automaticamente, pois o crime estará compensando menos do que durante todos os loucos anos de abandono de autoridade.

É certo que a disponibilização de tecnologia – veículos, comunicações, estradas e armamento sofisticado (embora de posse ilegal) – funciona como um indutor do crime. Mas esses mesmos elementos, bem empregados e a integração dos diferentes degraus da autoridade também se beneficiam desses recursos e, por poder atuar livre e legalmente, as forças oficiais têm possibilidade maior de sucesso que as do submundo, que é obrigado a agir nas sombras. Mais do que qualquer ação pontual, a união das três faixas de poder – federal, estadual e municipal – é o fator decisivo para se recuperar o tempo perdido, devolver a paz à população e, nas comunidades menores, poder até sonhar com a volta do saudoso tempo das cadeiras na calçada...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.