Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Relativamente aos meus tempos de criança e jovem, o 1º de abril, tido como o “dia da mentira”, perdeu muito de sua força popular. Herdado dos povos europeus que, antes da adoção do calendário gregoriano (1564), comemoravam o ano novo de 25 de março a 1º de abril, o hábito de pregar peças nos amigos fez, durante muitos anos a diversão (e até a irritação) de muita gente. A data começou a ser comemorada no Brasil em 1º de abril de 1828, quando um jornalzinho denominado “A Mentira” que circulou em Minas Gerais e  teve vida curto, noticiou a morte do imperador Pedro I, que só perderia a vida em setembro de 1834, já como Pedro IV, de Portugal. Atualmente as brincadeiras não têm o mesmo significado.

 A coincidência, no entanto, nos levou a vivenciar acontecimentos marcantes no dia da mentira, ou perto dele. A Revolução de 1964, fixada no calendário como ocorrida em 31 de março, teria se consolidado a 1 de abril, mas seus executores escolheram o dia anterior para manter a seriedade naquele momento de dificuldade política. Os que a fizeram batizaram-na Revolução e os adversários, depois que os militares devolveram o poder aos civis, em 1985, rebatizaram-na como Golpe e isso foi até para a nomenclatura oficial. O consenso jamais existirá. Agora mesmo, o ex-ministro da Defesa, Braga Neto divulgou ordem do dia (lida nos quartéis) em que exalta o movimento. Os opositores ao regime de então torceram o nariz. Deveriam ambos os lados compreender as razões de momento e deixar a rusga para a história, que já é quase sexagenária.

Também por coincidência, pois decorre do calendário eleitoral, termina nesta sexta-feira (1º de abril), a janela partidária, período de um mês em que deputados podem mudar de partido sem o risco de perder o ma ntado. Até a manhã – quando preparava este artigo – 102 dos 513 deputados federais já haviam mudado de endereço partidário e não dava para prever o número do final do dia. O mesmo ocorre com os deputados estaduais, todos buscando melhor acomodação para as eleições de outubro. O governador de São Paulo, João Dória, deixou o governo para se candidatar à presidência da República, mesmo tendo números inexpressivos nas pesquisas eleitorais, além da denunciada tentativa de golpe dentro do PSDB, onde Eduardo Leite, o perdedor da prévia partidária estaria articulando sair candidato. Tanto que Leite também deixou o governo do Rio Grande do Sul. Já o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro não teve olhar tão firme em direção do Palácio do Planalto e preferiu trocar a candidatura a preside nte pela de deputado federal, mudando de partido e, inclusive, de Estado (do Paraná para São Paulo). Bolsonaro e Lula seguem como favoritos diante de uma legião de nanicos que não conseguem montar a sonhada terceira via para enfrentá-los.

 Com as acomodações partidárias – inclusive a saída de dez ministros do governo federal, que serão candidatos em outubro – se estabelece uma nova relação de forças na política bras ileira. Os pré=candidatos movimentam-se em busca de apoio e logo teremos os horários eleitorais de rádio e TV, a campanha que for permitida nas redes sociais e até os comícios. É de se esperar que a montagem ou pelo menos o anúncio dos esquemas no “dia da mentira” nada tenham a ver com a tradicional celebração popular. Que os candidatos tenham a consciência de que a verdade é o único caminho para o encontro de melhores dias e, por isso, jamais digam mentiras ao povo. Nem de brincadeira. E que até os desacreditados institutos de pesquisas tenham como provar ao grande público sua competência e lisiura ao divulgar suas pesquisas e prévias eleitorais.

 Se você, leitor, procurar na história, talvez encontre outras coincidências do dia da mentira com a política, mas certamente verá que, até tardiamente, a verdade sempre prevaleceu...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.