Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Chegamos ao final de 2019 com o comércio animado pelas vendas natalinas, que são as melhores desde as de 2010, e um melhor movimento comercial anual após o de 2014, ano em que a crise político-econômica começou a recrudescer. Aquece o mercado imobiliário com o lançamento de novos edifícios, condomínios e simulares, e noticia-se que o país deverá construir 31 shopping-centers nos próximos três anos. Isso, sem dúvida, resulta do fim da roubalheira e da farra com o dinheiro público, que devolve a confiança ao investidor e o otimismo ao consumidor. Lembremos que as reformas do Estado estão apenas no começo. Fez-se apenas a alteração da Previdência, que ainda falta ser completada em estados e municípios. Além dela, precisamos reformar e modernizar os sistemas tributário, de administração púbica, eleitoral e outros. O Brasil, pensado e crescido sob o paternalismo da era Vargas e impactado pelas diferentes correntes que detiveram o poder durante as últimas sete ou oito décadas, precisa ser modernizado e inserido na nova ordem econômica e administrativa mundial. No lugar de ideologia, benesses, paternalismo, empreguismo e outras distorções, é preciso a atualização de métodos, eficiência e mercado ativo. O governo não deve continuar sendo empresário, mas o grande normatizador, licenciador e fiscalizador das atividades.

Governo e congressistas têm de compreender que 2020 será, para eles, um ano de grandes desafios e responsabilidades. Executivo, Legislativo e Judiciário têm de cumprir suas obrigações dentro dos respectivos limites e sempre observando o dispostos no artigo 2 da Constituição, que os define como “independentes e harmônicos entre si”. Logo, toda contenda entre essas entidades é indevida, até inconstitucional. Também é preciso conter as vaidades e outros maus hábitos que fazem a má imagem da atividade política.

Ao eleger seus representantes, o povo atribui-lhes obrigações. O Executivo tem a tarefa de propor e executar leis, o Legislativo é encarregado de discutir, votar e também propor. Aprovar ou não é questão de momento e nunca deve ser encarado como crise, pois é da essencia. Nem ser alvo da nefasta judicialização que nos últimos tempos tem levado juízes, dsembargadores e ministros das cortes de Justiça a agirem como se legisladores ou administradores fossem. É preciso que cada se limite ao seu quadrado, e o judiciário seja provocado apenas por questões jurídicas, jamais por perdedores das votações nos processos legislativos.

Todos os detentores de mandatos eletivos e os que foram candidatos, para poderem concorrer, aceitaram tacitamente a premissa de que quem vence a eleição governa e quem perde espera a próxima. Ultimamente, no entanto, temos vivido tempos de intolerância, onde perdedores tentam melar o processo e vencedores se irritam. Isso não é democracia, esse bem tão valorizado no discurso e pouco praticado no Brasil. Todos os atores desse imenso teatro político têm de aceitar os resultados das eleições, comportar-se bem e sem atrapalhar aquele que está com o poder e, se puderem, nas próximas eleições, tentar vencê-lo com melhores propostas. É tudo mais simples do que parece, mas exige caráter, dignidade e, até, patriotismo... (Em tempo: isso tem de valer tanto na Umião quanto em estados e municípios).

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.