Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde que aqui se instalou, a pandemia da Covid 19 provoca um insano efeito colateral. Além das mortes que causa, está destruindo as relações políticas e o respeito entre os eleitos pelo povo e a sociedade. Presidente, governadores e prefeitos divergem, radicalizam e judicializam questões que deveriam ser resolvidas através do diálogo e da negociação. Desde o começo, Bolsonaro manifesta sua preocupação com a paradeira que poderá destruir a economia e, subsidiariamente, levar a saques e outros atos anti-sociais praticados pelos desesperados que, impedidos de trabalhar, não terão renda e passarão fome. Governadores e prefeitos, por seu turno, insistem na quarentena, divulgam o lado mais tétrico da pandemia (evitam, por exemplo, dizer quantos dos infectados já se recuperaram) e ameaçam a população com restrições cada dia maiores. Em São Paulo, o prefeito tentou bloquear grandes avenidas e, como não deu certo, impôs o rodízio leonino, que impede a circulação de veículos e leva milhares de habitantes à aglomeração no transporte público. Quem é impedido de trabalhar para não se contaminar, pode fazê-lo no ônibus, no metrô ou nas estações e pontos de embarque e desembarque.

Na falta de entendimento, o presidente recorre a empresários – entre eles p residente da Fiesp, Paulo Skaf -  e os exorta a pressionar governadores e prefeitos a flexibilizar as restrições como forma de evitar que a pandemia, ameaçadora da saúde, também prejudique a economia e espalhe a miséria entre os brasileiros. Antes de propor a pressão a estados e municípios, Bolsonaro foi ao Supremo Tribunal Federal, que deu força para governadores e prefeitos decidirem sobre as medidas de enfrentamento, também acompanhado de empresários que querem trabalhar.

A tensão estabelecida não atende aos interesses da população, única destinatária dos atos praticados por governos e órgãos públicos. O presidente, os governadores e até os prefeitos precisam estar abertos ao diálogo. Reconhecer que ninguém sabe exatamente o que é mais adequado para enfrentar a pandemia, já que ela surgiu em dezembro lá na China, suas nuances e principalmente o comportamento futuro, são desconhecidos. Na comunidade científica existem opiniões divergentes àquelas dos que querem fechar tudo e parar o país. Melhor seria buscar o consenso e, adotadas precauções profiláticas, permitir o trabalho e a produção. Ninguém é capaz de dizer com segurança quanto tempo ainda vamos ter de  conviver com o coronavírus. É preciso encontrar regras não imobilistas. Não basta evitar que o indivíduo morra de Covid 19. É necessário, também, garantir os meios básicos para que, salvo da doença, não venha a perecer de fome ou de qualquer outro efeito decorrente da miséria... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.