Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nas redes sociais e nos meios de comunicação, trava-se o embate entre aqueles que superdimensionam e os que minimizam a pandemia que aí está e, até agora, já adoeceu 2 milhões de brasileiros e matou 76.822 deles. É uma polêmica de mau-gosto que – se verificarmos mais detidamente – nenhum dos participantes será honrado e ficará satisfeito se, ao final, restar com a razão. Melhor seria que, em vez de perder tempo, esforço, tranquilidade e até compostura nesse momento difícil, todos estivessem empenhados em combater o mal, cada um com seus meios e sem criticar os que pensam diferente. É preciso lembrar que essa não é a maior tragédia sanitária que se abate sobre o país. Em 1918/19, a gripe espanhola encontrou um Brasil de 28,9 milhões de habitantes e, pelos registros disponíveis, morreram 35 mil. Transportado para a nossa população de hoje (211,7 milhões de habitantes, na previsão do IBGE), o nível de letalidade de 102 anos atrás só será atingido quando a Covid 19 tiver levado a óbito 256 mil brasileiros. Mesmo assim, é preciso muito trabalho e prevenção.

Mais do que o viés informativo preferido por cada governante ou meio midiático, o que incomoda é a desavença que, não raramente, envereda pela ideologia, oportunismo eleitoreiro e outros quetais que deveriam estar ausentes nesse momento de emergência e calamidade pública. Todos deveriam ser mais preocupados em combater o mal, seus efeitos na sociedade e, principalmente em preservar a vida. Deveriam estar unidos pelos mais altos propósito e não pelas excludentes que, na maioria das vezes, levam o homem e a sociedade ao descrédito. Não poderia haver, mas lamentavelmente já foi identificado, o criminoso desvio dos recursos destinados ao combate da pandemia. Até em respeito àqueles que pereceram e aos que ainda perderão a vida para a Covid 19, é preciso que todos os desviadores do dinheiro público, seus mandantes e comparsas sejam exemplarmente punidos. Essa a grande tarefa da Justiça para redimir a população atingida.

Quem processa as informações e as oferece ao grande público, tem o direito de mostrá-las conforme a sua própria ótica. E, quando tudo finalmente estiver esclarecido, colherá os resultados de sua atuação, seja ele positivo ou negativo. Por isso é que tomamos por hábito não nos impactar pelas pregações de alta gravidade e nem pelas teses de descompressão. A Covid 19 ainda precisa ser esclarecida em muitos dos seus aspectos. Desde o seu surgimento, o tratamento recebido nos diferentes pontos do mundo e os efeitos colaterais que provocou. Tudo isso é coisa que sobrará para os anais científicos e da história, devendo um dia servir para não se repetirem os enganos atualmente verificados. O grande ponto de interrogação que restará de sua passagem pelo Brasil é a sua politização e o acirramento da polarização irresponsável e danosa à população e ao conjunto da sociedade. Acordem, senhoras e senhores detentores do poder! O futuro os julgará...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.