Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Há uma velha e divertidíssima crônica de Millôr Fernandes intitulada “O direito ao phoda-se”. Quer dizer, penso que esse é o título da dita cuja, se minha memória, essa safadinha, não está me traindo mais uma vez com as minhas lembranças.

Seja como for, o teor da referida crônica está contido no seu título, esteja esse preciso ou não, de acordo com minhas recordações.

Todo mundo, segundo o divertidíssimo autor, tem o sacrossanto direito de mantar tudo as favar, porque isso seria algum muito bom, capaz, inclusive, de salvar uma alma; e de fato é, tendo em vista que esse negócio de ficar guardando rancor e ressentimento é um trem ruim pra caramba.

Guardar rancor, meu chapa, faz mal pra saúde, para o coração e, principalmente, perverte a alma da gente [1]. O negócio mesmo é espalhar o rancor para todos os lados, pra ver se ele desidrata e morre seco sob o calor do sol e, tudo isso, junto com uns pares de arrodeios de boas risadas.

E verdade seja dita: nada que não preste resiste a isso.

Por isso, prefiro mil vezes a companhia de um “boca brava”, como dizem os gaudérios, do que a elegante companhia de pessoas finas, prudentes e cheias de sofisticação. Nestes, nada é verdadeiro. Nem o tom da voz, nem o olhar, nem o sorriso, nem o fedor, nada.

Pior! Gente prudente e sofisticada, que tem sua boca desinfetada diariamente com água sanitária, e aromatizada com iguarias campestres, pra não dar na pinta, além de ter o coração carcomido pela mágoa rasa, tem o péssimo hábito de querer insultar os outros com sofisticação e, ao invés de utilizar um mero “phoda-se”, prefere recorrer ao uso de termos como “alienado”, “fascista”, “camada quatro”, “analfabeto funcional”, “sanguíneo”, “homofóbico”, “racista” e assim por diante.

Oxi! Mas e qual é o problema que há nisso? O problema é que tais termos não são xingamentos. São utilizados por muitos como tal, mas não o são. Esses termos são conceitos descritivos e foram pensados e concebidos não para serem utilizados levianamente para colar nas paletas de nossos desafetos como rótulos infame - feito moleque que gruda nas costas dos coleguinhas um papel escrito “me chutem” - ou como um porrete para batermos nas pessoas. Nada disso [2].

Cada um desses termos foi concebido, sim, para nos auxiliar a descrever e compreender um determinado fenômeno [3], não para manifestar nossa insatisfação ranheta com “A” ou “B”.

Nesse sentido, quando reduzimos um conceito descritivo a categoria de mero insulto para, numa catarse só, esvaziarmos todo o chorume que está em nosso coração, nós estamos gerando uma profunda desordem em nossa alma, pois passaremos a confundir a nossa inquietação interior com o significado originário do conceito que está sendo utilizado por nós de maneira inapropriada.

Detalhe importantíssimo: conceitos são ferramentas da mente humana e, como as ferramentas manuais, se não forem utilizadas de forma apropriada, acabam causando acidentes e toda ordem de problemas em nossa alma e em nosso em torno [4].

Feliz ou infelizmente, a degradação de nossa alma e a corrupção dos princípios que norteiam nossas ações nesse mundo, sempre ocorre de maneira lenta e ela, a corrosão de nossa capacidade de compreensão, começa pela corrupção da linguagem, como nos ensina Octávio Paz [5], e esse uso inapropriado dum conceito descritivo, como se ele fosse um rótulo cínico e difamatório, como um reles insulto, é um bom exemplo desse tipo de corrupção que, por sua natureza, é a mãe de todas as corrupções. Se não for de todas, ela o é de muitíssimas.

E tem outra: de tanto usarmos um conceito de forma indevida, ele acaba por perder a sua serventia primeira e, bem provavelmente, quando nos depararmos com o fenômeno que esse conceito propunha-se descrever, para nos ajudar a compreendê-lo a agirmos de modo apropriado e eficiente, nós não mais seremos capazes de reconhecê-lo porque a ferramenta não tem mais serventia alguma.

E se não reconhecemos um perigo real não somos capazes de agir e reagir de modo realista.

Sim, sim, sei que uma obra, depois de publicada não mais pertence ao autor, mas sim, ao público; todavia, sejamos razoáveis, e não troquemos os pés pelas mãos; se possível, não enfiemos os termos e conceitos em lugares indevidos porque, admita-se ou não, eles não foram feitos pra isso.

Enfim e por fim, quando estivermos destemperados e irritadinhos, um phoda-se, ou similares, junto com aquela dose dumas boas risadas, já são mais que suficientes.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela, em 09 de março de 2020, dia de São Domingos Sávio e de Santa Francisca Romana - dartagnanzanela@gmail.com

 [1] KEMPIS, Tomás. A imitação de Cristo. São Paulo: Editora Paulinas, [s/d].

 [2] ROSENSTOCK-HUESSY, Eugen. A origem da linguagem. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2002.

 [3] MARIÁS, Julian. Introdução à Filosofia.

 [4] CASSIRER, Ernest. Ensaios sobre o Homem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1994.

 [5] PAZ, Octavio. O labirinto da solidão. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1984.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.