Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Do dia para a noite (ou da noite para o dia) o Mundo virou de pernas para o ar. A guerra convencional, que pensávamos já extinta ou restrita a grupos rebeldes e de poucos recursos em regiões definidas do planeta, é exposta globalmente como um show televisivo. Os ucranianos, armados de espingardas, paus, panelas e outros instrumentos singelos, encaram o poderoso exército russo. Assistimos até o blefe – coisa comum em guerras primárias – onde cada parte exagera em relatar seus feitos. O regime de mentira é sentido na atmosfera e nós, que não somos ucranianos nem russos e estamos longe do conflito, não sabemos em quem acreditar. Mas o importante é que se encontre a solução e essa insanidade tenha o mais rápido fim pois, a cada dia que passa são mais vítimas pessoais e prejuízos materiais que, depois da guerra, terão de ser reparados.

Os adversários de Jair Bolsonaro – que defenderam o cancelamento de sua viagem à Rússia, marcada meses atrás - pediram também que ele condenasse a atitude russa. Diferente do seu comportamento impetuoso que conhecemos, o presidente não assumiu nenhum dos lados no conflito, que se dá entre dois aliados e amigos  do Brasil. Pediu apenas que fizessem tudo para evitar a guerra (o que, infelizmente, não ocorreu). Consumado o embate, assinou o pedido de cessar-fogo da ONU (Organização das Nações Unidas) e agora anuncia acolhida humanitária de refugiados ucranianos. Brigar com a Rússia é para os Estados Unidos e países líderes da Europa. Talvez o ponto do equilíbrio seja encontrado na China. Coisa para as potências militares ou econômicas. Os contumazes colocadores de Bolsonaro em saia-justa precisam tomar cuidado para evitar que, além de constranger o presidente, provocar situações a que possam prejudicar os interesses do país na economia e nas relações internacionais. Em vez de aconselhar empiricamente o que fazer ou deixar de fazer, deixem que o Governo, o Congresso Nacional e a diplomacia, com seus especialistas, façam o que for melhor para o relacionamento brasileiro com as outras nações.  

Interessante lembrar que, apesar da guerra fria no pós-guerra, Rússia e Estados Unidos foram aliados na 2º Guerra Mundial, de cuja união resultou no desmantelamento do Eixo, formado por Hitler (Alemanha), Mussolini (Itália) e Japão, que ao final do conflito renderam-se aos Aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética). Hoje a situação é diferente. A Rússia, herdeira principal da União Soviética, é quem ataca a Ucrânia, também uma ex-república da URSS. No entanto, o conflito que tinha tudo para ser ultra-localizado,  mobiliza o Mundo. Traz o risco de ataques nucleares e espalha o temor da possibilidade de se transformar no estopi m da suposta e improvável 3º Guerra Mundial.

A constituição atual do planeta é muito diferente da dos anos 30/40 do século passado, quando ocorreu a 2ª Guerra Mundial. Temos alta tecnologia, velocidade nas comunicações e a economia globalizada. Dispomos de instrumentos – muitas vezes ineficientes porque politizados – de mitigação de conflitos. Ressurgem, porém, os mesmos fantasmas que atormentaram as gerações passadas: a guerra fria, a guerra convencional e a 3ª Guerra. No atual estágio, não há razão para repetir o sistema pendular de forças que contrapunham Estados Unidos e União Soviética no pós-guerra, não há razão para guerra convencional quando há tecnologia para realizá-la num sistema similar ao videogame e com eficácia e, por razões óbvias, até questão de sobrevivência da espécie, ninguém pensa em 3ª Guerra diante do risco de nao sobrar quem possa contar a história.

O Mundo precisa agir de forma contemporânea. Os encarregados pela economia, política e relações sociais têm a obrigação de abandonar os velhos dogmas – direita, esquerda, centro e suas variantes – e olhar ao seu redor o grande número de recursos e oportunidades para se desenvolver e garantir o bem-estar geral. Chega de colocar à frente idéias que oportunistas de séculos atrás conseguiram impingir aos seus contemporâneos e as futuras gerações tomaram como adequadas. Dos dogmas temos de guardar apenas as informações para não correr o risco de repetir os erros do passado. O Brasil, especificamente no conflito Rússia-Ucrânia, n&ati lde;o deve mirar em vencedor, mas na solução mais rápida dos embates.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.