Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A situação de extrema pobreza em que vivem milhões de brasileiros é o retrato degradante de um país dominado por governos e políticos descompromissados com as questões sociais. Segundo publicação de jornal, são 14,5 milhões de famílias vivendo hoje em estado de miserabilidade.

O dinheiro arrecadado de impostos, que alimenta a boa vida dos políticos,  deveria ser inicialmente canalizado para erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais,  fortalecer os sistemas públicos de educação, saúde e segurança. E só assim teríamos um país de sociedade mais justa como recomenda a Constituição Federal. 

No Brasil, os políticos reajustam os seus próprios salários, nadam em mordomias, gastam como querem e não estão preocupados com os problemas sociais.

Vejam, por exemplo, conforme noticiado, a senadora biônica sem ter recebido um voto sequer, Eliane Nogueira, mãe do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, usa verba do Senado para abastecer aviões particulares. Enquanto isso, a plebe descamisada, sem eira nem beira, continua esquecida pela casta política indecorosa, que só quer tirar proveito da coisa pública.

Certa feita, o jorna espanhol El País escreveu que ser político no Brasil é um grande negócio, um maná caído do céu, tendo em vista as grandes vantagens auferidas. 

Pois bem, no Brasil, o indivíduo inclusive renuncia a sua profissão para ser político e não quer mais largar a “boquinha rica”. Muitos políticos abastecem o seu bolso e de amigos com as conhecidas propinas e nada fazem para minimizar a situação social de nossos infortunados. Reconhecemos, no entanto, que existem políticos, sérios,  honestos e operosos, mas são poucos.

O descaso com os segmentos sociais menos favorecidos é uma face vergonhosa da irresponsabilidade das políticas públicas nacionais, protagonizadas por políticos e governos, que só se lembram dos miseráveis em período eleitoral.

Não existe no país, por exemplo, ação substantiva voltada para o controle de natalidade visando reduzir a prole descontrolada e irresponsável nas camadas mais necessitadas, cujos filhos desassistidos vão integrar a legião de delinquentes. Faltam, também,  políticas públicas nas comunidades carentes, objetivando levar conhecimentos técnicos para preparar indivíduos ao mercado de trabalho.

O país peca por programas assistencialistas eleitoreiros, quando o correto seria dar condição de emprego para todos. As bolsas assistencialistas de governos, garantidoras das eleições e reeleições de muitos políticos,  deveriam ser concedidas por prazo certo e condicionadas a procurar trabalho.

Por outro lado, há muitos elementos acomodados que preferem viver precariamente de bolsa esmola e não querem trabalhar.

Júlio César Cardoso - Servidor federal aposentado - Balneário Camboriú-SC - juliocmcardoso@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.